Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4693
Title: Interfaces entre serviço social e educação: um estudo acerca das demandas para o assistente social nas escolas públicas
Authors: Bezerra, Elouyse Maysa Lira
Keywords: Serviço Social;Educação;Questão social;Assistente social;Exercício profissional
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Elouyse Maysa Lira. Interfaces entre serviço social e educação: um estudo acerca das demandas para o assistente social nas escolas públicas. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a importância da inserção do assistente social em escolas públicas. Desta forma, teve-se por objetivo geral analisar e problematizar as expressões da questão social que emergem no cotidiano escolar as quais revelam a necessidade da inserção do assistente social nesse espaço sócio-ocupacional. Assim, realizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa bibliográfica, a fim de se obter maiores aproximações sobre a educação no Brasil. Desenvolveu-se, ainda, a pesquisa de campo em uma escola pública localizada no município de Natal/RN, onde, com o intuito de apreender aspectos da realidade educacional a partir dos relatos de gestores e professores entrevistados pretendeu-se conhecer e problematizar as expressões da questão social presentes no ambiente escolar, identificar as situações que são de competência e atribuição do assistente social e apreender e analisar as dificuldades levantadas por gestores e educadores para a resolução de situações de conflitos no âmbito escolar. Os resultados obtidos apontaram que: há a necessidade de um assistente social no âmbito escolar para mediar às atividades cotidianas da escola que vai desde a gestão ao acompanhamento de alunos que necessitam de assistência, e a importância dos profissionais de Serviço Social juntamente com os outros profissionais da instituição em desenvolver estratégias para uma maior interação entre família e escola, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos alunos e daquele espaço no que tange a qualidade dos serviços prestados. Mediante a pesquisa se revelou também a necessidade de um conhecimento e fortalecimento da rede de serviços configurados como direitos sociais (postos de saúde, conselho tutelar, etc) para um melhor atendimento as necessidades dos indivíduos ali inseridos. Por fim, assevera à importância da efetivação do assistente social naquele espaço sendo o profissional de serviço social um viabilizador de direitos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4693
Other Identifiers: 2013092077
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElouyseMLB_Monografia.pdfServiço Social1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.