Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4667
Title: O programa Bolsa Família e sua contribuição na melhoria das condições de vida de famílias beneficiárias: um estudo a partir da realidade de Ceará - Mirim
Authors: Souza, Tatiana de Lima
Keywords: Assistência social;Transferência de renda;Programa Bolsa Família
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Tatiana de Lima. O programa Bolsa Família e sua contribuição na melhoria das condições de vida de famílias beneficiárias: um estudo a partir da realidade de Ceará – Mirim. 2016. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os Programas de Transferência de Renda no Brasil surgiram influenciados pelos organismos internacionais, como o Banco Mundial, se inserindo no contexto de implementação das ideias neoliberais, crescimento da pobreza no país e mobilização da sociedade civil. Com o debate sobre transferência de renda e iniciativas de enfrentamento a pobreza, começam a ser implantados diversos programas, que em sua estrutura apresentavam alguns problemas. Devido a isso, no ano de 2003 tem inicio o Programa Bolsa Família, passando a abranger parte significativa da população pobre e extremamente pobre, contribuindo para a redução dos números sobre pobreza no Brasil e incentivando ainda mais o acesso dos beneficiários aos direitos sociais constitucionalmente garantidos. Este trabalho teve como objetivo analisar as condições de vida de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Ceará – Mirim no período de 2010 a 2015 verificando a contribuição ou não do mesmo na superação da extrema pobreza. Os procedimentos metodológicos englobaram levantamento de literatura, pesquisa documental e bibliográfica, bem como aplicação de questionários socioeconômicos com questões abertas e fechadas e realização de entrevistas semiestruturadas direcionadas as beneficiárias do Programa Bolsa Família de Ceará – Mirim que tinham filhos matriculados na Escola Municipal Dr. Augusto Meira e que residiam no Bairro São Geraldo. Os resultados obtidos evidenciaram que a Transferência de Renda no município em questão se destaca, haja vista o número da população elegível para entrada no Bolsa Família. Ocupando lugar de destaque na Assistência Social às famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo um dos mais importantes programas de enfrentamento a pobreza existente em Ceará – Mirim e que tem produzido alguns resultados qualitativos para a população que participou desse estudo. Porém não tendo conseguido ainda superar a extrema pobreza em todo o município, em decorrência da necessidade de melhorias nos serviços relacionados às condicionalidades, a estrutura do próprio programa e também do município de Ceará - Mirim. Concluímos que, mesmo o Programa Bolsa Família não tendo conseguido ainda superar a extrema pobreza e as dificuldades dos beneficiários no acesso aos direitos sociais, o programa se faz necessário para a população pobre e extremamente pobre, que não tem emprego ou que mesmo tendo, continua a enfrentar limitações em seu cotidiano. Sendo um dos principais desafios postos para a efetivação de resultados almejados pelo Programa Bolsa Família no enfrentamento à pobreza, a melhoria dos serviços públicos que estão diretamente ligados as condicionalidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4667
Other Identifiers: 2013032121
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TatianaLS_Monografia.pdfServiço Social 1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.