Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4666
Title: Um resgate histórico/teórico da categoria controle social no âmbito do serviço social: da Constituição Federal (1988) à atualidade
Authors: Lima, Talita Eclesia Pinto de
Keywords: Controle social;Participação social;Democracia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Talita Eclesia Pinto de. Um resgate histórico/teórico da categoria controle social no âmbito do serviço social: da Constituição Federal (1988) à atualidade. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O trabalho ora apresentado realiza um resgate histórico e teórico da categoria Controle Social inscrita no âmbito do Serviço Social a partir da Constituição Federal de 1988. Resgata- se desde a década de 1950 até a atualidade a relação do Serviço Social com a Participação Popular tendo em vista que ambos são resultados de uma longa construção social. Compreendendo que o Controle Social se configura como instrumento fundamental para classe trabalhadora como vias a Participação Social, buscou-se analisar como o Controle Social, enquanto categoria teórica é apropriada pelas publicações no âmbito da profissão nos anos 2000, além de compreender seus canais de materialização através do levantamento das publicações do Serviço Social que resgatam a referida categoria e documentos pós 1988 os quais tratam sobre o tema, realizando o exame das publicações com a finalidade de compreender e copilar as abordagens sobre o Controle Social no âmbito do Serviço Social, além do levantamento dos mecanismos de materialização do Controle Social na sociedade brasileira. Para isso, utilizou-se o método histórico-dialético considerando a importância do resgate da essência entre as relações, estruturas e projetos que compreendem o Controle Social. Além disso, aplicou-se a técnica de pesquisa bibliográfica e análise de documentos primários referentes à Participação Popular. Como resultados se têm que é possível compreender a relação histórica existente entre o Controle Social e o Serviço Social, além da necessária apropriação e clareza do projeto profissional e societário ao qual está vinculado com vista à construção de uma nova sociabilidade e ocupação dos espaços democráticos como instrumentos de Participação Social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4666
Other Identifiers: 2013030790
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TalitaEPL_Monografia.pdfServiço Social 658.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.