Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4657
Title: Desospitalização no Brasil: um estudo em torno dos serviços domiciliares vigentes no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL
Authors: Avelino, Izabela Patrícia da Silva
Keywords: Desospitalização;HUOL;Núcleo Interno de Regulação;Serviço de atenção domiciliar;Serviço Social
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AVELINO, Izabela Patrícia da. Desospitalização no Brasil: um estudo em torno dos serviços domiciliares vigentes no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho buscou analisar o processo de desospitalização vigente no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL e a atuação do assistente social frente a esta demanda. Para obter um maior conhecimento acerca do tema da desospitalização foram realizados estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com uma assistente social da divisão do Serviço Social do hospital Onofre Lopes, uma administradora do Serviço de Atenção Domiciliar e com uma acompanhante de paciente usuária deste serviço. Em adição, foi efetuada a observação direta do trabalho do assistente social do Núcleo Interno de Regulação – NIR em torno das demandas pós-hospitalares. Os dados mostram que o Serviço Social do NIR vivencia uma série de limitações para uma atuação mais autônoma, limitações relacionadas ao espaço físico em que trabalha, as distorções em torno de suas atribuições e ao contexto desfavorável de um hospital público gerido por uma empresa de direito privado. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de que o Estado intervenha junto aos gestores estaduais e municipais a fim de estabelecer critérios para a expansão da implementação dos serviços domiciliares no Brasil de um modo que o atendimento domiciliar venha a ser um direito de todos os cidadãos e não somente para uma parcela mínima daqueles que residem nas capitais e regiões metropolitanas do País.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4657
Other Identifiers: 2013034108
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IzabelaPSA_Monografia.pdfServiço Social 1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.