Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4650
Title: A permanência escolar no contexto da educação profissional e sua relação com a assistência estudantil: uma análise a partir da experiência no IFRN – Campus Natal Central (CNAT)
Authors: Mafra, Suzérica Helena de Moura
Keywords: Educação profissional;Permanência escolar;Assistência estudantil
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAFRA, Suzérica Helena de Moura. A permanência escolar no contexto da educação profissional e sua relação com a assistência estudantil: uma análise a partir da experiência no IFRN – Campus Natal Central (CNAT). 2016. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a relação entre a permanência escolar e a Assistência Estudantil no IFRN – Campus Natal Central, e nesta perspectiva, objetiva apreender qual a contribuição da Assistência Estudantil na permanência escolar destes discentes. Para o desenvolvimento desta reflexão, respondendo aos objetivos específicos a que este trabalho se propôs, foram identificadas junto aos(as) alunos(as) entrevistados(as), a compreensão destes acerca da permanência escolar e da Assistência Estudantil, suas condições de permanência escolar e em que medida elas interferiam na sua vivência acadêmica e institucional. O estudo analisa também as contribuições do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) para o desempenho acadêmico e a melhoria das condições de vida dos discentes. Foi realizada também a caracterização da Assistência Estudantil na instituição, elucidando os programas desenvolvidos, seu financiamento, e as formas de acesso dos(as) estudantes a esta. A pesquisa foi fruto da experiência de estágio obrigatório no IFRN – Campus Natal Central, entre os anos de 2015 a 2016. A opção teórico-metodológica do estudo primou pelo método materialista histórico-dialético para sua condução, fazendo uso de análise bibliográfica e documental, além da entrevista semiestruturada. Foi escolhida ainda como recurso metodológico, a análise de conteúdo. Na análise desenvolvida, pode-se concluir aprioristicamente que, o que geralmente se compreende por permanência escolar, não abarca as relações que permeiam este processo, o qual é mediado por condições socioeconômicas, subjetivas, acadêmicas e entre outros aspectos. Durante o trabalho, a análise proposta foi realizada, ressaltando os benefícios da Assistência Estudantil para a permanência escolar dos(as) discentes que a acessam na instituição, concluindo que a Assistência Estudantil tem sido uma forte aliada no combate à evasão escolar, como um mecanismo de promoção e efetivação da permanência escolar. O estudo revela ainda que o acesso a programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no âmbito do IFRN – CNAT, tem sido cada vez mais seletivo e focalizado, findando por restringi-lo às situações “mais agudas” de vulnerabilidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4650
Other Identifiers: 2013030904
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SuzéricaHM_Monografia.pdfServiço Social 2.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.