Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4636
Title: Processo Judicial Eletrônico (PJE): análise sobre as implicações no âmbito da gestão documental no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Vânia Juçara da
Keywords: Processo Judicial Eletônico (PJE);Gestão documental;Núcleo de Prática Jurídica da UERN
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Vânia Juçara da. Processo Judicial Eletrônico (PJE): análise sobre as implicações no âmbito da gestão documental no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A implementação do processo judicial eletrônico (PJE) no Brasil é resultado da informatização do Poder Judiciário, efetivada através da Lei 11.419/06 “Lei do Processo Judical Eletrônico” que dispõe sobre a informatização dos processos judiciais e administrativos do Poder Judiciário, inserindo efetivamente as TIC em suas atividades. À luz das teorias deBiblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), através de uma análise estrutural, essa pesquisa compreendeo PJE enquanto fruto de uma nova era informativa, baseada no desenvolvimento das tecnologias de informaçãoe comunicação (TIC) na Sociedade de Informação que conduz à mudanças paradigmáticas e culturais, não apenas nos suportes documentais mas também na nossa relação com as informações. Assim, o presente estudo apresenta uma análise sobre as ações de gestão documental desenvolvidas sobre os processos judiciais eletrônicos (PJE) num contexto jurídico específico, que é o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN do campus de Natal. Busca compreender se estas ações estão em sintonia ou não com as especificidades dessa tipologia documental.Objetiva compreender se a migração para o PJE num contexto jurídico específico foi acompanhada de procedimentos e intrumentos de gestão documental adequados à essa tipologia documental. Essa pesquisa se insere numa abordagem qualitativa, que utiliza como metodologia o estudo de caso e como instrumentos para coleta de dados a observação direta semi-estruturada, apresenta e analisa os dados qualitativamente,pontuando algumas recomendações gerenciais adequadas para a gestão documental do PJE no NPJ.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4636
Other Identifiers: 2013061947
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VâniaJS_Monografia.pdfBiblioteconomia365.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.