Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4635
Title: Gamificação em biblioteca escolar
Authors: Sena, Valeska Oliveira Di
Keywords: Biblioteca escolar – educação;Gamificação - biblioteca;Mecânicas de jogos;Formação do leitor;Bibliotecário educador
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SENA, Valeska Oliveira Di. Gamificação em biblioteca escolar. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Apresenta a utilização da gamificação, que se caracteriza como mecanismos de jogos inseridos em ambientes de não-jogos, como ferramenta motivadora aplicada ao contexto da biblioteca escolar, com intuito de engajar os alunos na construção do conhecimento, e assim, aproximar a unidade de informação do seu público-alvo. Objetiva evidenciar a gamificação no desenvolvimento de ações no âmbito da biblioteca escolar, bem como analisar a sua contribuição na conquista do usuário. Identifica o que é gamificação, sua conceituação, mecânicas de jogos, função motivadora e sua aplicação em bibliotecas escolares. Para tanto, utiliza o método qualitativo, visando um aprofundamento do tema ancorada na pesquisa exploratória das bibliografias a respeito da gamificação no contexto educacional. Destaca o papel da biblioteca escolar na formação do leitor e a função educativa do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem. Informa a respeito da importância de uma biblioteca escolar atuante em parceria com os professores de forma a otimizar esses espaços. Busca na gamificação uma opção na construção de atividades inseridas na biblioteca escolar contextualizando exemplos para a sua utilização e aponta um modelo dos passos a serem seguidos para a sua implementação. Conclui que as mecânicas de jogos incorporadas ao ambiente da biblioteca escolar estreitam os laços entre alunos e biblioteca e constata a importância do bibliotecário no desenvolvimento de atividades que estimulem o prazer da leitura. Acredita-se que a biblioteca escolar pode ser a ponte entre professores e usuários da informação e que esses ambientes propiciam o ensino-aprendizagem e o incentivo à leitura de forma lúdica desenvolvendo habilidades e competências.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4635
Other Identifiers: 2013027954
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValeskaODS_Monografia.pdfBiblioteconomia1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.