Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4632
Title: A importância da preservação da informação: reflexões sobre a preservação, conservação e restauração dos suportes de informação
Authors: Cunha, Naisa de Almeida
Keywords: Informação;Preservação;Conservação;Restauração;Suportes de informação
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CUNHA, Naisa de Almeida. A importância da preservação da informação: reflexões sobre a preservação, conservação e restauração dos suportes de informação. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Conceitua e apresenta a informação e o processo de comunicação, que se faz um resgate histórico sobre os tipos de suporte de informação e a consequente evolução das formas de comunicação. Aborda a importância da preservação da informação para os indivíduos e para a construção de uma sociedade. Mostra as estratégias de preservação, conservação e restauração dos tipos de suporte de informação e os cuidados que devem ser tomados de acordo com as suas singularidades. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica sobre assuntos pertinentes ao tema, bem como a consulta em base de dados e websites. O objetivo geral dessa pesquisa visa ressaltar a importância da preservação da informação em diferentes tipos de suporte, visando fazer com ela fique acessível por mais tempo possível. Os objetivos específicos desse trabalho discorrem sobre estratégias de preservação, conservação e restauração de diferentes tipos de suportes de informação, de acordo com as suas evoluções, visando a importância dessas estratégias nos âmbitos de bibliotecas e arquivos com a finalidade de preservar a informação para a posterioridade. Concluindo assim que essas estratégias e cuidados são de vital importância para a preservação da informação nessas instituições, fazendo com que seja possível, através da preservação da informação, elas desempenharem as suas principais funções: salvaguardar e disseminar a informação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4632
Other Identifiers: 2009008855
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NaisaAC_Monografia.pdfBiblioteconomia1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.