Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4622
Title: A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social
Authors: Oliveira, Nísia Luiza de Andrade
Keywords: Ensino superior;Neoliberalismo;Precarização do trabalho;Saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Nísia Luiza de Andrade. A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social. 2016. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho traz uma discussão acerca dos rebatimentos da reestruturação produtiva a partir da implementação do neoliberalismo no Brasil, sua incidência na política de educação e o aumento da precarização do trabalho docente no Serviço Social. A importância deste levantamento se dá pelas informações que foram adquiridas, as quais auxiliam no entendimento da influência do ambiente de trabalho para a saúde dos professores. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de expansão do Ensino Superior, partir da década de 1990, e procura compreender as incidências desse fenômeno para os professores (as) do curso de Serviço Social, tendo em vista que esse curso sofreu um aumento considerável na sua oferta, tanto na modalidade presencial, como também na Educação à Distância (EAD). Além disso, é tecida uma discussão sobre a intensidade do trabalho, o produtivismo acadêmico, o aumento da competitividade na educação e os processos de adoecimento relacionados ao trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento de dados bibliográficos e a aplicação de questionários, que passaram por uma análise qualitativa. O estudo teve a participação de 168 professores(as) de todas as regiões brasileiras, que lecionam tanto em instituições dos âmbitos público e privado e traz elementos a respeito do perfil (regional que faz parte, sexo, raça/etnia, religião e participação política; dados institucionais (vínculo empregatício, forma de admissão, carga horária contratual e renda mensal); condições de trabalho (infraestrutura, quantidade de horas trabalhadas por dia e expediente fora da instituição); e por último uma análise da saúde dos entrevistados. A pesquisa revelou que as influências das políticas neoliberais trouxeram mudanças para o Ensino Superior, para as relações trabalhistas dos educadores, novas configurações de precarização e consequências para a saúde dos trabalhadores dessa área.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4622
Other Identifiers: 2012961182
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NisiaLAO_Monografia.pdfServiço Social 1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.