Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4614
Title: Família monoparental: uma análise sobre sua estruturação pela perspectiva dos filhos de mães solteiras na cidade de Santa Cruz, RN
Authors: Lustosa, Hellen Bryghida Eloi de Souza
Keywords: Família;Transformações estruturais familiares;Monoparentalidade;Vínculos familiares;Serviço Social
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LUSTOSA, Hellen Bryghida Eloi de Souza. Família monoparental: uma análise sobre sua estruturação pela perspectiva dos filhos de mães solteiras na cidade de Santa Cruz, RN. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho de Conclusão de curso tem como objetivo central a análise da formação familiar monoparental a partir da visão dos filhos de mães solteiras. Baseia-se, para sua construção, nas transformações sobre a estruturação da instituição família, suas singularidades, histórias, significados particulares, suas reproduções de relações de vida considerando o caráter sócio-histórico de nossa sociedade, as referências sociais e culturais diversas, e principalmente a importância ímpar que a família possui na vida dos sujeitos sociais. Ressalvando o respeito em ouvir a história das famílias com olhar reflexivo e isento de pré-conceito. A abordagem configura a relação familiar que possuem, a formação destes filhos com a presença materna e a ausência paterna em suas vidas, suas consequências, sentimentos e expectativas. Como também a aproximação incipiente da trajetória do Serviço Social com a instituição família, o fundamental trabalho profissional em experiências vividas com essas. Analisando a importância do estudo acerca da reflexão, compreensão e continuidade do mesmo para além deste trabalho, tanto no âmbito acadêmico quanto na sociedade, vendo o valor da colaboração da profissão; sobretudo quanto ao alcance dos resultados atingidos que proporcionaram a reflexão e desmistificações acerca do que passam os filhos de mães solteiras.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4614
Other Identifiers: 2012961450
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HellenBESL_Monografia.pdfServiço Social 812.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.