Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4613
Title: Problemática LGBT em matéria do serviço social: pesquisa e produção literária no âmbito do XIV ENPESS e no curso de graduação em Serviço Social da UFRN
Authors: Nascimento, Elizianea Ferreira do
Keywords: Movimento LGBT;Neoconservadorismo;LGBTfobia;Pesquisa em serviço social
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Elizianea Ferreira do. Problemática LGBT em matéria do serviço social: pesquisa e produção literária no âmbito do XIV ENPESS e no curso de graduação em Serviço Social da UFRN. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Percebendo a relevância da problemática da diversidade sexual, identidade de gênero e o efervescente debate na sociedade brasileira, nos propomos a analisar a produção no Serviço Social sobre a problemática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Partimos da compreensão do sistema capitalista enquanto produtor das relações sociais de exploração e opressão a esses sujeitos e procuramos entender como essas relações são enfrentadas por esse grupo na sociedade brasileira, tornando-se uma questão política, e a inserção de tal problemática no Serviço Social. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e documental, sob uma perspectiva teórico-critica, focando na produção do conhecimento no XIV ENPESS enquadrados no GTP Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração, sexualidades e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de 2010 a 2015. Objetivamente, nos perguntamos como teria se dado a pesquisa e produção do conhecimento referente aos LGBT, se era relevante ou em pequena quantidade, além do que os números da produção indicavam, e o que explicavam. Após análise dos dados concluímos que, o debate acontece de forma irrisória, nos locais delimitados, que apesar de se desenvolver nos entes representativos da categoria, no campo da pesquisa e na formação acadêmica isso ainda não acontece satisfatoriamente. Concluímos ainda, que múltiplos poderiam ser os fatores que causaram essa apatia, no que cerne tal problemática, como: a falta de uma disciplina obrigatória que aborde o tema; falta do debate durante o processo de formação profissional; o neoconservadorismo e a mercantilização do ensino superior. Sinteticamente ficamos com a compreensão que ainda é preciso avançar bastante na problematização perante as diferentes formas de discriminação, opressão e exploração impostas aos LGBT na sociabilidade do capital e que precisam ser atendidas nas demandas cotidianas da profissão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4613
Other Identifiers: 2008016757
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElizianeaFN_Monografia.pdfServiço Social 1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.