Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4612
Title: As percepções do paciente idoso internado no Hospital Estadual Drº Ruy Pereira dos Santos acerca do acolhimento feito pelo serviço social
Authors: Nascimento, Daniele Michele Santos do
Keywords: Envelhecimento populacional;Política Nacional de Humanização;Acolhimento;Serviço Social
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Daniele Michele Santos do. As percepções do paciente idoso internado no Hospital Estadual Drº Ruy Pereira dos Santos acerca do acolhimento feito pelo serviço social. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social, foi escrita a partir de uma análise feita no campo de estágio curricular obrigatório no Hospital Estadual Drº Ruy Pereira dos Santos realizado no período do segundo semestre do ano de 2015. O que nos motivou a pesquisa sobre essa temática foi primeiramente a convivência com um idoso na família e em segundo uma pesquisa realizada em um Centro de Convivência para idosos no bairro de Mãe Luíza. Este trabalho objetiva analisar as diferentes percepções do paciente idoso sobre o acolhimento feito pelo serviço social no HRPS, destacando a importância desse serviço no período de internamento desse cidadãos nesta instituição. Além disso, visa entender o processo de envelhecimento e suais repercussões sociais. Realizamos uma abordagem qualitativa por meio de técnicas através de uma entrevista semi-aberta e por meio da pesquisa institucional e bibliográfica sobre as categorias de análise que dão subsídio para a nossa pesquisa, sendo elas, o envelhecimento, saúde, acolhimento e serviço social. Essas categorias estão relacionadas possibilitando a compreensão do processo de envelhecimento, como também das políticas de saúde e do acolhimento. Como resultados apresentamos uma discussão sobre o processo de envelhecimento e dos aparatos legais destacando a Política Nacional do Idoso – PNI e o Estatuto do Idoso. Constatamos que este sujeito ainda que de forma tímida demonstra ter conhecimento sobre as políticas públicas que lhes asseguram direitos, no entanto ainda há muito a ser feito para que se reconheçam como protagonistas desse processo. Apresentamos também as políticas públicas de saúde dando ênfase na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – PNSPI e na Política Nacional de Humanização – PNH que apresenta o acolhimento como uma das suas diretrizes sendo constituída como um dos componentes do processo de humanização. Nesse contexto, buscamos do idoso a compreensão que se tem acerca do acolhimento feito pelo serviço social no processo de humanização da atenção a saúde. Por fim concluímos que os entrevistados idosos apresentam ter conhecimento sobre as políticas de saúde, reconhecendo que a saúde é um dos seus direitos, e no que se refere ao acolhimento este é destacado como de fundamental importância para eles durante o período de internamento dentro hospital, visto contribuir para o atendimento humanizado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4612
Other Identifiers: 2012961404
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanieleMSN_Monografia.pdfServiço Social 752.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.