Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4611
Title: O trabalho social na política de habitação social como espaço sócio ocupacional do/a assistente social: limites e possibilidades
Authors: Cavalcante, Gabriela Siqueira
Keywords: Questão habitacional;Trabalho social;Política de Habitação de Interesse Social;Serviço Social
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAVALCANTE, Gabriela Siqueira. O trabalho social na política de habitação social como espaçosoócio ocupacional do/a assistente social: limites e possibilidades. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O déficit de moradias para famílias da classe trabalhadora se acirra a cada dia, tornando-se insustentável. Visto que as iniciativas tomadas pelos governos para dar uma resposta a essas demandas são pontuais e insuficientes, consideramos importante refletir acerca do tema. O presente trabalho trata do Trabalho Social na Política de Habitação de Interesse Social, situando a questão habitacional no Brasil e na cidade de Natal, chamando atenção para o Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Federal de provimento de moradia dividido por faixas de renda. O objetivo geral desse trabalho foi analisar o Trabalho Social na Política de Habitação de Interesse social, compreendendo, historicamente, a importância do assistente social nesse contexto. Como procedimentos metodológicos, utilizamos pesquisa bibliográfica em torno das tematicas habitação social, trabalho social e Política de Habitação de Interesse Social. Também foi utilizado como recurso metodológico a pesquisa documental com o objetivo de identificar a concepção de Trabalho Social nas normatizações do Ministério das Cidades. Concluímos que o Trabalho Social da forma que se encontra hoje, assistemático e pontual, tem dado suporte à lógica de resolução da questão habitacional pela via do mercado. Porém, os princípios norteadores do Trabalho Social afirmam o direito à cidade, à moradia digna, à organização e participação popular, entre outros. Portanto, compreendemos que o Trabalho Social é um componente essencial da política habitacional, porém precisa ser realizado de maneira sistemática, contínua, interdisciplinar e articulado às diretrizes da política urbana do País. E o assistente social pode atuar de maneira crítica nesse espaço sócio ocupacional, aperfeiçoando os resultados desse trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4611
Other Identifiers: 2012961440
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielaSC_Monografia.pdfServiço Social 828.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.