Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4585
Title: “Aqui não tem nada”: movimento pendular do campo à cidade na expropriação de trabalhadores da Comunidade de Capela (Ceará-Mirim/RN)
Authors: Barbosa, Hayanne Roseline Oliveira
Keywords: Questão agrária;Deslocamento pendular;Trabalho
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARBOSA, Hayanne Roseline Oliveira. “Aqui não tem nada”: movimento pendular do campo à cidade na expropriação de trabalhadores da Comunidade de Capela (Ceará-Mirim/RN). 2015. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: As migrações dos moradores de zonas rurais para trabalhar nas zonas urbanas não se constituem como fenômeno novo no Brasil, no entanto, atualmente vem ganhando evidência o deslocamento pendular de moradores do campo para trabalhar a cidade. A questão central da pesquisa buscou investigar a rota do processo de deslocamento motivado por razões de trabalho na comunidade rural de Capela (Ceará-Mirim/RN), bem como as razões que determinam e impulsionam a ampliação desta questão na localidade. A metodologia comporta uma abordagem qualitativa. As técnicas usadas no processo de investigação foram levantamento bibliográfico, observações, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontaram que os trabalhadores se deslocam porque não encontram trabalho na localidade. Este problema é resultado da expansão do capital no campo, concentração fundiária, bem como o não incentivo da agricultura familiar na localidade, ou seja, resultado da questão agrária no Brasil que persiste na expropriação e transforma os agricultores em trabalhadores assalariados urbanos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4585
Other Identifiers: 2012961020
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HayanneROB_Monografia.pdfServiço Social 1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.