Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4584
Title: A instrumentalidade do serviço social e os direitos do ECA : análise a partir da realidade do Centro Avançado de Saúde Escolar do Município de Parnamirim / RN
Authors: Medeiros, Gracillana Malú de Macedo
Keywords: Instrumentalidade;Serviço Social;Direitos;ECA
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Gracillana Malú de Macedo. A instrumentalidade do serviço social e os direitos do ECA : análise a partir da realidade do Centro Avançado de Saúde Escolar do Município de Parnamirim/ RN. 2015. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A partir da experiência de estágio no Centro Avançado de Saúde Escolar nasceu a idéia, a qual constitui-se como objetivo principal do presente trabalho de conclusão de curso, de analisar a instrumentalidade do Serviço Social no CASE na perspectiva da efetivação dos direitos sociais das crianças e adolescentes contidos no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). Com esse propósito, este estudo tem como objetivos específicos estudar qual a concepção de instrumentalidade que as assistentes sociais detém e pesquisar o modo como percebem a dimensão ética e política no cotidiano do seu trabalho. A fim de alcançar os objetivos almejados foram utilizadas fontes de pesquisa de origem bibliográfica ( artigos, revistas, livros, sites, monografias referentes ao tema citado), documental ( instrumentos utilizados no CASE : entrevista social, termo de compromisso, notificação, etc.) e de campo ( observação, questionários, conversas com as assistentes sociais da instituição). A partir da articulação dos dados colhidos nessas fontes de pesquisa, deu-se a produção do trabalho vigente. Neste estudo, verificou-se que há uma necessidade em se aprofundar os estudos e debates relacionados ao tema da instrumentalidade do Serviço Social, na perspectiva da materialização dos direitos sociais e que as profissionais do CASE compreendem que a dimensão ética e política encontra-se claramente na atuação profissional das mesmas, quando estas comprometem-se política e eticamente com o projeto ético-político da profissão, lutando pela legitimação dos direitos dessas famílias, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Dessa forma, conclui-se que a relação entre a instrumentalidade do Serviço Social e os direitos da criança e do adolescente prescritos no ECA é basilar, tendo-se em vista que por meio dela, os(as) assistentes sociais materializam os direitos instituídos no referido documento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4584
Other Identifiers: 2012961010
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GracillanaMMM_Monografia.pdfServiço Social 5.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.