Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4582
Title: Serviço Social e SUS em tempos de neoliberalismo: tendências contemporâneas das políticas sociais e do exercício profissional
Authors: Duarte, Elidaiane Vieira
Keywords: Serviço Social;Políticas sociais;SUS;Neoliberalismo
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DUARTE, Elidaiane Vieira. Serviço Social e SUS em tempos de neoliberalismo: tendências contemporâneas das políticas sociais e do exercício profissional. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social, escrito a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Este trabalho tem o objetivo central de expor os processos concretos de precarização da Política de Saúde, e demonstrar de que forma esses processos rebatem sobre o trabalho de Assistentes Sociais no campo da Política de Saúde Brasileira. Para chegar ao objetivo proposto será apresentado os traços da formação social brasileira, aduzindo a trajetória da política de saúde, o surgimento e desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, e uma análise no processo histórico de desenvolvimento do SUS, explicitando seus princípios mais essenciais, a partir das políticas sociais instauradas a cada governo, retratando as importantes conquistas e os retrocessos no sistema de saúde brasileiro e sua implementação desde a Constituição Federal de 1988. Logo após será retratado a influência do neoliberalismo nas políticas de saúde, apresentando os avanços e regressões destas políticas no contexto neoliberal de 1990 aos dias atuais, também será analisada a relação entre neoliberalismo e as reconfigurações das políticas sociais, do papel do Estado e a questão social, mostrando de que forma as mudanças ocorridas, a partir da instauração do sistema econômico capitalista neoliberal interferem na atuação profissional dos Assistentes Sociais, apresentando a intrínseca relação da profissão com o sistema capitalista e com as classes sociais, que ocorre desde a formação do exercício profissional, na dimensão técnica, operativa, ética e política. Para concluir será exposto a origem do projeto ético-político e seu significado para a profissão, elencando alguns impasses para a realização das diretrizes e princípios, assim como as possibilidades existentes na efetivação do projeto profissional do Serviço Social, e sua relação com os projetos societários. Tudo isto foi compreendido a partir da realização de estudo bibliográfico, análise dos fatos em sua totalidade, e com a vivência no campo de estágio, que proporcionou a apreensão da realidade no contexto da relação do fazer profissional do Serviço Social e as políticas de saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4582
Other Identifiers: 2011044455
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElidaianeVD_Monografia.pdfServiço Social 912.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.