Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4580
Title: O serviço social e o trabalho interdisciplinar: desafios e possibilidades no Centro Avançado de Saúde Escolar (CASE), Parnamirim-RN
Authors: Silva, Ana Cristina Pereira da
Keywords: Interdisciplinaridade;Serviço Social;Trabalho
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Ana Cristina Pereira da. O serviço social e o trabalho interdisciplinar: desafios e possibilidades no Centro Avançado de Saúde Escolar (CASE), Parnamirim-RN. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar como é desenvolvido o trabalho interdisciplinar do Serviço Social junto a uma equipe multiprofissional, assim como os desafios e as possibilidades de sua atuação no centro avançado de saúde escolar (CASE) no município de Parnamirim. Para execução da pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos acerca do tema, assim como observação de campo in loco e aplicação de questionários semiestruturados. A pesquisa delimitou-se à aplicação de seis questionários, com as três assistentes sociais e outros profissionais do CASE com questões que pudessem revelar como ocorre a relação entre o Serviço Social e as demais áreas integrantes da instituição. O estudo partiu da análise da abordagem interdisciplinar no campo do Serviço Social. Para analisar esta abordagem foi realizada uma discussão acerca das transformações recentes no modo de produção capitalista e suas repercussões na esfera do trabalho e a inserção do profissional do Serviço Social neste contexto. Discorreu-se a prática do trabalho interdisciplinar, uma nova modalidade de trabalho que é consequência dessas mudanças mais gerais recorrentes do mundo do trabalho, discutiu-se ainda sobre a constituição dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida foi discutida a trajetória do Serviço social a partir do Movimento de Reconceituação onde foi inserido o debate sobre interdisciplinaridade e o Serviço Social a partir de alguns autores como, Carvalho (2012); On (2001); Ortiz (2000) e Severino (1995); além da equipe do CASE e a atuação do Serviço Social na instituição. Ao longo do trabalho encontra-se exposto os dados da pesquisa que serviram para a realização desse estudo. Os resultados obtidos mostraram que os agentes envolvidos no CASE reconhecem a importância da interdisciplinaridade no contexto da atuação do Serviço Social para uma intervenção mais eficiente sobre demandas sociais que cotidianamente chegam ao seu conhecimento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4580
Other Identifiers: 2012960864
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCPS_Monografia.pdfServiço Social 1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.