Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4578
Title: Gênero e diversidade sexual na escola: um estudo sobre opressão de gênero e homofobia na Escola Municipal Djalma Maranhão
Authors: Oliveira, Tawany Medeiros de
Keywords: Opressão de gênero;Homofobia;Escola;Patriarcado
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Tawany Medeiros de. Gênero e Diversidade Sexual na Escola: um estudo sobre opressão de gênero e homofobia na Escola Municipal Djalma Maranhão. 2015. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem o intuito de analisar as relações de opressão de gênero bem como casos de homofobia existentes no interior do ambiente escolar. Em um contexto sócio histórico machista, racista e heterossexista, é comum a chacota e discriminação contra qualquer coisa que fuja desta realidade. A mulher sempre foi vista como inferior ao homem, não tendo espaço nem voz na sociedade. Na contemporaneidade a mulher conquistou novos espaços, no entanto continua enraizado no contexto de toda a vida social, sendo visível na contemporaneidade casos de machismos e violência contra mulheres. Junto a esta perspectiva, está a comunidade LGBT que, assim como as mulheres, lutam pela efetivação de seus direitos, enfrentando a homofobia, lesbofobia e transfobia presentes diariamente nos telejornais. A escola não foge dessa conjuntura, tendo em vista que esta vai se apresentar como um dos primeiros lugares de socialização da criança, sendo um espaço onde predominam as diferenças e também o lugar em que principalmente os professores devem apoiar e incentivar a diversidade humana. É no contexto da Escola Municipal Djalma Maranhão que esta pesquisa vai se deter, visando estudar a opressão de gênero e homofobia, como os alunos se portam, bem como qual a reação dos professores e gestores frente a tais questões. Traçamos, portanto, os seguintes objetivos: apreender as representações e posturas de professores e gestores no que diz respeito às temáticas de gênero e diversidade sexual; observar e analisar a representação dos alunos acerca das relações de gênero e de diversidade sexual; conhecer e analisar a postura dos profissionais e dos discentes da Escola Municipal Djalma Maranhão frente a casos de opressão de gênero e homofobia; conhecer os programas e projetos adotados pela escola que incentivam o estudo do gênero e diversidade sexual na escola; observar brincadeiras, atitudes, relacionamento entre meninos e meninas, a partir das análises de gênero. A pesquisa foi realizada através de entrevistas, observações, conversas informais, questionários e rodas de conversas com alunos do quarto e quinto ano, quatro professores, um gestor e funcionários da escola. Os resultados apontam a permanência da discriminação e opressões por questões de gênero e orientação sexual, mostrando que a escola não tem cumprido seu papel de orientação e respeito à diversidade humana.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4578
Other Identifiers: 2012961280
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TawanyMO_Monografia.pdfServiço Social 1,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.