Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4577
Title: Semiárido potiguar e a participação dos movimentos sociais na construção de sua convivência: campo para o serviço social
Authors: Silva, Valtércio Moreira da
Keywords: Semiárido;Articulação do semiárido;Programa Uma Terra e Duas Águas
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Valtércio Moreira da. Semiárido potiguar e a participação dos movimentos sociais na construção de sua convivência: campo para o Serviço Social. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta o processo de organização popular para convivência com o semiárido, considerando a participação dos movimentos sociais e da sociedade civil na construção de Políticas Públicas adequadas ao semiárido no acesso à água. Traz os rebatimentos dessas políticas na melhoria da qualidade de vida e ampliação de direitos dessa população na sua relação com a região. Procura demonstrar a atuação do profissional em Serviço Social, instrumentalizado no Código de Ética, na Lei de Regulamentação da Profissão e em seu Projeto Ético Político, sua contribuição na problemática do semiárido, na formulação e implementação de programas sociais. O objeto desse estudo é o semiárido potiguar e a atuação dos movimentos sociais na gestão do Programa Uma Terra e Duas Águas. Possui como objetivo geral analisar o semiárido e seus movimentos sociais como espaço legítimo de atuação do Serviço Social. Trago como objetivos específicos, identificar a política pública de convivência com o semiárido e a atuação do Serviço Social, articular o Projeto Ético Político do Serviço Social e as ações de convivência com o semiárido, demonstrando as mudanças sociais significativas na vida da população envolvida. Para tanto, esse estudo é orientado pela metodologia da pesquisa qualitativa tendo como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e observação participante, bem como se valerá através da experiência discente no estágio na INICIES - Incubadora de Empreendimentos e Iniciativas Solidárias que atua na extensão universitária da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na AACC – Associação de Apoio as Comunidades do Campo no estágio curricular em Serviço Social, desenvolvendo atividades com famílias residentes no semiárido potiguar, na maior parte, usuários do Programa Bolsa Família do governo federal que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com esse estudo, é possível asseverar que os movimentos sociais do semiárido são espaços legítimos de atuação do Serviço Social e que a política pública de convivência com o semiárido potencializa a atuação do profissional nesse campo. Isso se constata porque ela é uma ferramenta do Assistente Social, que possibilita a articulação com os princípios do código de ética e o projeto ético- político profissional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4577
Other Identifiers: 2011044150
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValtércioMS_Monografia.PDFServiço Social 1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.