Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4575
Title: O programa de iniciação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal – Zona Norte: contradições da Política de Assistência Estudantil?
Authors: Alves, Rakellyne Odnumiar Vieira
Keywords: Programa de Iniciação profissional;Assistência estudantil;IFRN;Contradições
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Rakellyne Odnumiar Vieira. O programa de iniciação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal – Zona Norte: contradições da Política de Assistência Estudantil?. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho decorre de uma construção acadêmica, sendo culminante a experiência de estágio e, assim, apresenta uma discussão sobre as contradições do Programa de Bolsa de Iniciação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) – Campus Natal – Zona Norte. O Programa tem por finalidade garantir a permanência do estudante na Instituição e, ao mesmo tempo, o inserir em atividades institucionais. O estudo tem como objetivo geral analisar o caráter do Programa de Iniciação Profissional dentro da Política de Assistência Estudantil e, como objetivos específicos avaliar a relação entre este Programa e o contexto de precarização do trabalho e discutir o perfil socioeconômico dos seus participantes. Para tanto, a metodologia da pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com seis bolsistas do Programa citado, além de pesquisa documental no campo de estágio e bibliográfica acerca do tema. A partir da análise de dados, estes foram categorizados resultando em dois eixos que ordenam a organização dos capítulos deste trabalho. A pesquisa identificou e revelou o distanciamento do objetivo educacional ao qual o Programa propõe, sobretudo, contradições na operacionalização deste enquanto um Programa da Assistência Estudantil. Além de apresentar o não reconhecimento como sujeito de direitos dos participantes desta Política. Assim, demonstra-se a importância de se repensar acerca da materialização dos programas que visam a garantia da permanência do estudante na instituição.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4575
Other Identifiers: 2012961217
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RakellyneOVA_Monografia.pdfServiço Social 900.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.