Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4569
Title: A importância da dimensão socioeducativa do fazer profissional do/da assistente social na educação: uma análise a partir do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Canguaretama
Authors: Nascimento, Geysiane Barros do
Keywords: Serviço Social;Fazer profissional;Dimensão socioeducativa;Educação
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Geysiane Barros do. A importância da dimensão socioeducativa do fazer profissional do/da assistente social na educação: uma análise a partir do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Canguaretama. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este estudo tem como objeto a dimensão socioeducativa do fazer profissional Serviço Social na Educação, especificamente, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Dessa forma, objetiva analisar a importância da dimensão socioeducativa do fazer profissional do/da assistente social na política de educação do IFRN, a partir de análises realizadas no Campus do IFRN localizado no município de Canguaretama. São levadas em consideração, a proposta de educação comprometida com a formação integral defendida pelo IFRN e a proposta de educação e atuação profissional que consta nos Subsídios Para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Do ponto de vista metodológico, o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica e o levantamento e análise das principais atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do IFRN- Canguaretama, para identificar em que medida a dimensão socioeducativa tem se materializado nessas atividades. Os resultados desse estudo apontam que mesmo diante dos limites e desafios encontrados para concretização das referidas propostas, a dimensão socioeducativa articulada com as demais dimensões do fazer profissional do/da assistente social, sob a perspectiva crítica/emancipatória, se coloca enquanto estratégia e possibilidade de reafirmação das propostas consideradas, e ainda, de fortalecimento da autonomia profissional. De modo que, a forma como as atividades do Serviço Social tem se realizado que reflete e dá significado a dimensão socioeducativa de seu trabalho. Repercutindo, assim, em um trabalho pautado no compromisso com a autonomia, a emancipação humana e a plena expansão dos indivíduos sociais, reafirmando o que proclama o projeto ético-politico profissional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4569
Other Identifiers: 2012975384
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeysianeBN_Monografia.pdfServiço Social 1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.