Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4566
Title: Os impactos do projeto viravida da cidade de Natal/RN na vida de jovens vítimas de exploração sexual: construindo perspectivas de um futuro melhor
Authors: Araújo, Thaísa Jamille Alves Ferreira de
Keywords: Projeto ViraVida;Exploração sexual;Juventude;Família;Questão social
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Thaísa Jamille Alves Ferreira de. Os impactos do projeto viravida da cidade de Natal/RN na vida de jovens vítimas de exploração sexual: construindo perspectivas de um futuro melhor. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A monografia aqui apresentada é resultado de indagações e reflexões provenientes da minha experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social, realizado no Projeto ViraVida da Cidade de Natal/RN no período de 2014.2 à 2015.1. A pesquisa desenvolvida, para fins desse estudo, teve como objetivo geral identificar e analisar quais as repercussões que o referido projeto tem na vida de adolescentes e jovens vítimas de exploração sexual, além de problematizar os impactos provocados na vida das famílias por ele atendidas. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas e visitas domiciliares que possibilitaram não só ouvi-los, mas também observar suas condições objetivas de vida. A partir da coleta de dados discutimos, nesse trabalho, o processo de reconhecimento de crianças, adolescentes e jovens enquanto sujeitos de direitos, a situação da juventude pobre brasileira e as múltiplas expressões da questão social que permeiam a vida destes sujeitos. A partir desse contexto, delineamos o surgimento do Projeto ViraVida e seus eixos de atuação no enfrentamento a exploração sexual de adolescentes e jovens, além de fazer uma análise dos impactos gerados na vida dos jovens e das famílias por ele assistidas, particularizando as dificuldades enfrentadas e conquistas alcançadas, e o significado e importância do projeto para estes. Como resultado principal pudemos identificar que o projeto tem causado repercussões muito positivas na vida dessas famílias, no que diz respeito ao acesso aos diversos direitos que lhes foram negados durante suas trajetórias, ao fortalecimento de vínculos familiar e, sobretudo, no que se refere ao direito de almejarem um futuro melhor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4566
Other Identifiers: 2012961290
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThaísaJAFA_Monografia.pdfServiço Social 848,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.