Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4561
Title: A importância do acompanhamento no processo saúde-doença: um estudo no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel
Authors: Freitas, Kallyne Bezerra
Keywords: Acompanhantes;Humanização no atendimento;Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREITAS, Kallyne Bezerra. A importância do acompanhamento no processo saúde-doença: um estudo no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: É consenso na literatura que a permanência de uma pessoa com o paciente internado durante o período de hospitalização é um fator de suma importância no processo de recuperação do paciente. Apesar de se caracterizar como um ponto positivo para o internado, a permanência de um acompanhante no hospital carrega consigo algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito às condições físicas das instituições hospitalares, como também o relacionamento entre equipe médica e o acompanhante. A partir de experiências vivenciadas durante o processo de estágio realizado em 2014.2 e 2015.1, despertou-me o interesse por desenvolver este estudo que pretende desvelar o processo de acompanhamento por parte da família ao internado no processo saúde e doença. O estudo tem por objeto de investigação compreender qual é a função/importância do acompanhante na recuperação/tratamento dos pacientes no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Com a finalidade principal de planear sobre as principais dificuldades que estes encontram enquanto permanecem na instituição. Pensando nisto, este trabalho buscou analisar o perfil dos acompanhantes de pacientes hospitalizados no HMWG, compreendendo, mostrando as dificuldades que enfrentam e benefícios da presença dos mesmos nas instituições hospitalares. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa e foi realizado com 30 acompanhantes de pacientes Fizemos uso de uma entrevista, e através desta, destacou-se que existe uma presença predominante de acompanhantes do sexo feminino, com baixa escolaridade o que influencia diretamente na renda mensal desses usuários, sendo caracterizados como pessoas de baixa renda e que passam por dificuldades de permanência no hospital principalmente se tratando da estrutura física do hospital, que não oferece condições adequadas para permanência de acompanhantes junto ao internado. Assim, se faz necessário dar mais atenção, apoio e dignidade a pacientes e familiares durante o processo de internamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4561
Other Identifiers: 2011044787
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KallyneBF_Monografia.pdfServiço Social 739,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.