Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4552
Title: Configurações do “terceiro setor” no contexto contemporâneo: as contradições na sociedade do capital e a atuação profissional dos assistentes sociais em ONGs
Authors: Gomes, Janaina de Lima
Keywords: Terceiro setor;ONGs;Serviço Social
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Janaina de Lima. Configurações do “terceiro setor” no contexto contemporâneo: as contradições na sociedade do capital e atuação dos assistentes sociais em ONGs. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem a finalidade de abordar a características e contradições da sociedade capitalista que configuram a atuação do Serviço Social em instituições do “Terceiro Setor”, a partir da análise dos espaços sociocupacionais: Entidades e Organizações Não Governamentais - ONGs, explanando suas atribuições e compromissos com as novas demandas nesses espaços. A princípio desenvolvemos um breve levantamento bibliográfico sobre o termo “Terceiro Setor”, apresentando elementos do seu desenvolvimento histórico e da conjuntura atual inseridos nos espaços de contradições e modelo de prestação de serviços na sociedade. Logo depois, faremos uma pequena análise sobre sua estruturação e articulações a projetos societários que “visam” à participação de construção e colaboração da “cidadania”. Por fim realizamos uma análise crítica sobre os elementos gerais que configuram o Serviço Social. Caracterizamos de forma geral alguns fatores contribuintes para o crescimento profissional dos assistente sociais que trabalham nessas instituições, retratando na sua atuação desafios e possibilidades inseridas no Terceiro Setor, sendo mais específica em ONGs e Instituições sem fins lucrativos que atuam na provisão de bens e serviços sócio assistenciais. Ressaltamos a prática profissional, tratando a assistência como direito e não como favor, visando à construção coletiva da cidadania por meio de projetos que trabalham o indivíduo como um todo, dentro de seu contexto social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4552
Other Identifiers: 2011089260
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanainaLG_Monografia.pdfServiço Social 677.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.