Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4539
Title: As condições de vida dos discentes LGBTS no contexto das residências universitárias da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN)
Authors: Saldanha, Allyucha Oliveira
Keywords: LGBTs;Residências universitárias;Preconceito;Discriminação
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SALDANHA, Allyucha Oliveira. As condições de vida dos discentes LGBTS no contexto das residências universitárias da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN). 2015. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho trata da questão da homo/lesbo/transfobia no âmbito das residências universitárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetivamos conhecer e analisar a situação de vida dos discentes LGBTs nestas residências frente à questão do preconceito e discriminação. Para isso, traçamos o perfil socioeconômico desses residentes, conhecemos parte de suas histórias de vida e das suas vivências cotidianas nas residências da Universidade, bem como discutimos e analisamos as formas de enfrentamento destes segmentos ao preconceito social. Apresentamos a construção histórica dos movimentos sociais encabeçados pelas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgenêros (LGBTs), bem como o atendimento, ou não, das demandas desse público nas referidas residências. Fazemos uma análise acerca da constituição da educação enquanto direito social, do surgimento das primeiras universidades no mundo e no Brasil e sua atual configuração no marco de implementação da agenda neoliberal no país. Situamos a criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua execução na UFRN através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência (CAPAP). Empreendemos o esforço de verificar como se configuram as condições de vida dos discentes LGBTs nas residências universitárias Câmpus I, II, III e IV da UFRN, sendo a bolsa residência uma das modalidades de bolsas ofertadas pelo PNAES. Realizamos 5 entrevistas com uma amostra diversificada (2 gays, 1 transexual e 2 bissexuais). Utilizamos também pesquisa bibliográfica sobre a temática estudada, para melhor análise dos dados coletados. Constatamos que, cotidianamente, esses segmentos sofrem preconceito e discriminação nas moradias universitárias, e têm encontrado formas de resistir e enfrentar coletivamente o problema, contudo, faz-se necessário uma ação institucional sistemática, frente ao preconceito e discriminação à população LGBT nas residências universitárias.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4539
Other Identifiers: 2011044553
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AllyuchaOS_Monografia.pdfServiço Social 1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.