Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4492
Title: Os determinantes sociais na saúde: as refrações nos índices de mortalidade materna e infantil do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Viviane Moura da
Keywords: Determinantes sociais;Política de saúde;Mortalidade materna;Mortalidade infantil;Contrarreforma estatal
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Viviane Moura da. Os determinantes sociais na saúde: as refrações nos índices de mortalidade materna e infantil do Rio Grande do Norte. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo principal analisar as incidências dos determinantes sociais nas taxas de mortalidade materna e infantil do Rio Grande do Norte entre os anos de 2009 e 2012, tendo como objeto dessa problemática os determinantes como situação de moradia e renda e sua relação direta com as condições de acesso da população aos serviços de saúde. Para isso, como metodologia utilizou-se a análise do contexto atual da Política de Saúde no Brasil, destacando a sua estruturação, os desafios enfrentados e como essa situação se reflete no acesso dos usuários aos serviços. Ainda, verificou-se as principais causas de mortalidade infantil e materna no estado por meio do levantamento de dados estatísticos e a relação dessas com a qualidade de vida da população, tomando como exemplo regiões periféricas do município de Natal. Além disso, discutiu-se a importância da participação social na construção das Políticas Sociais e na efetivação dessas políticas para a garantia dos direitos da população e como esses direitos têm perdido legitimidade nos processos de implementação do Neoliberalismo, reforma do Estado e crise do capital que tem se vivenciado nas últimas décadas no Brasil. Por fim, abordou-se a inserção dos Assistentes Sociais nesse espaço, a importância da construção de uma rede de atenção voltada para à saúde da mulher e da família e os desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham na perspectiva de garantia desses direitos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4492
Other Identifiers: 2011044580
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VivianeMS_Monografia.pdfServiço Social 698.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.