Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4489
Title: Os desafios para efetivação do direito à saúde: uma análise sobre a realidade dos transplantados renais no município do Natal/RN
Authors: Costa, Marcia Richele Bezerra da
Keywords: Transplantados renais;Doença renal;Qualidade de vida;Determinantes sociais em saúde
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Marcia Richele Bezerra da. Os desafios para efetivação do direito à saúde: uma análise sobre a realidade dos transplantados renais no município do Natal/RN. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho versa sobre a realidade dos transplantados renais de Natal/RN, a partir do diálogo com os autores, buscou-se compreender se o transplante vem possibilitando melhorias na qualidade de vida dos portadores de doença renal, buscando assim avaliar as condições de vida e saúde após o transplante, evidenciando se os portadores de doença renal crônica continuam mantendo um vínculo com o centro transplantador. Para tanto foi utilizado o método dialético para análise dos dados quanti-qualitativos coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos que representa um terço do público geral. Para contextualização da realidade dos sujeitos fizemos uma breve explanação sobre a Política de Saúde no decurso da história brasileira enfatizando a partir dos anos 1980, consequentemente buscou-se realizar uma síntese sobre a história dos transplantes, a política nacional desenvolvida sobre está temática e culminando com a Política Nacional de Atenção aos Portadores de Doença Renal. Logo após expomos os resultados da pesquisa que mostra que os transplantados passam por condições sanitárias e de vida muito adversas as quais influenciam diretamente no surgimento da doença, ao mesmo tempo em que intervêm de forma negativa no processo de recuperação dos transplantados renais e que transparecem na qualidade de vida dos sujeitos analisados, ao mesmo em que foi comprovado a partir das falas dos sujeitos que o transplante influenciou positivamente na qualidade de vida dos mesmos. Portanto foi notório no decorrer do trabalho a importância dos Determinantes Sociais para concretizar na vida desses sujeitos o conceito de saúde ampliada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4489
Other Identifiers: 2011044713
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarciaRBC_Monografia.pdfServiço Social 981.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.