Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4488
Title: A política de assistência estudantil no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN: uma análise aproximativa do programa de bolsa de iniciação ao trabalho no Campus Natal Zona Norte
Authors: Araújo, Magna Polyana Miranda de
Keywords: Serviço Social;Assistência estudantil;Educação
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Magna Polyana de. A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN: uma análise aproximativa do programa de bolsa de iniciação ao trabalho no Campus Natal Zona Norte. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho visa proporcionar uma análise acerca da atuação do Serviço Social na área da Educação, particularizando a inserção de Assistentes Sociais na Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN - Campus Natal Zona Norte, frente a execução do Programa de Iniciação ao Trabalho. A princípio apresentar-se-á os aspectos sócio-históricos da política educacional e os desdobramentos instalados na ampliação da Educação Profissional no país e em Natal, enquanto acontecimento que ocorre atrelado às transformações econômicas, políticas e sociais, decorrentes do processo de industrialização do país e das transformações no mundo do trabalho da sociedade capitalista vigente. Esse movimento que representa conquistas sociais, desafios imbricados na ótica da sociedade passa a apresentar um aumento significativo de espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social, direcionando consequentemente em novas demandas de trabalho para a categoria. Baseando-se numa perspectiva de análise aproximativa da realidade vivenciada com o estágio extra curricular no IFRN/Campus Natal Zona Norte, numa pesquisa documental de natureza quanti-qualitativa, verificou-se a possibilidade de traçar analiticamente a percepção dos sujeitos envolvidos na execução do Programa de Iniciação ao Trabalho, atrelada a dados institucionais do módulo de Assistência Estudantil no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) assim como pesquisa bibliográfica. Fundamentando-se numa perspectiva de análise teórico-crítica, a contribuição do estudo vem no sentido de fortalecer as ações de acompanhamento dos programas e atividades executadas pela equipe de Serviço Social. Sinteticamente, os resultados obtidos apontaram que: a política de Assistência Estudantil e as ações que nela são executadas representam significativa importância para o acesso e permanência de estudantes que estão em situações de vulnerabilidade social; e a importância dos profissionais de Serviço Social desenvolver ações que estabeleça o contato direto com o público inserido na instituição e de forma particular, os participantes dos programas sócio assistenciais, a fim de contribuir com o desenvolvimento acadêmico e profissional desse público e em melhorias na qualidade dos serviços prestados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4488
Other Identifiers: 2011044722
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MagnaPMA_Monografia.pdfServiço Social 804.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.