Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4480
Title: “O estágio mudou minha concepção do que era o serviço social”: uma análise acerca do estágio na formação profissional do assistente social na UFRN
Authors: Oliveira, Francisca Maria Assis de
Keywords: Formação profissional;Serviço Social;Estágio
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Francisca Maria Assis de. “O estágio mudou minha concepção do que era o serviço social”: uma análise acerca do estágio na formação profissional do assistente social na UFRN. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Para compreendermos a formação profissional em Serviço Social, faz-se necessário analisá-la a partir dos processos sociais mais amplos, sem menosprezar a abordagem de seus limites e possibilidades frente à cena contemporânea, bem como as condições objetivas que permeiam o cotidiano do exercício profissional, reconhecendo a necessidade de realizar as mediações entre as particularidades da profissão e a totalidade social. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou analisar o significado do estágio curricular obrigatório na formação profissional sob o ponto de vista dos sujeitos envolvidos no processo, identificar os desafios do processo de estágio obrigatório no curso de Serviço Social da UFRN e investigar as perspectivas/prospecções que os discentes e docentes visualizam para o futuro do estágio enquanto parte integrante da formação profissional. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os atores partícipes do processo de estágio na instituição estudada. Com isso, percebemos a materialização de alguns desafios no que concerne à formação profissional em Serviço Social na UFRN implicando no significado do processo de estágio para essa formação, bem como, conclui-se a importância do fortalecimento dos espaços de discussões democráticas da categoria profissional como estratégia para o enfrentamento da referente condição.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4480
Other Identifiers: 2011044876
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscaMAO_Monografia.pdfServiço Social 805.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.