Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4458
Title: A presença do design nos anos iniciais do ensino fundamental: construção de oficinas para desenvolver a criatividade
Authors: Medeiros, Camila Amaral Nóbrega de
Keywords: Design;Interdisciplinaridade;Educação
Issue Date: 21-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. A presença do design nos anos iniciais do ensino fundamental: construção de oficinas para desenvolver a criatividade. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Design) - Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar, construir, aplicar e analisar oficinas nas quais os alunos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental em turmas de 1º a 5º ano, possam vivenciar experiências provenientes das principais áreas e estudo do design, para desenvolver e fortalecer, assim, o pensamento criativo em sala de aula. A pesquisa utilizou os fundamentos teóricos de autores como Fontoura (2002), Bonsiepe (2011), Alencar (1990-2001), Cardoso (2012), Munari (2008), dentre outros pensadores que enriquecem a pesquisa, que apresentam argumentos pertinentes acerca do diálogo entre o design e a educação, apresentando suas peculiaridades, suas diferenças e as pontes que ambos podem construir. O design é visto como uma área interdisciplinar e campo fértil para novos estudos, principalmente em novas áreas do conhecimento ou área ainda não exploradas. A abordagem metodológica utilizada foi do tipo qualitativa, tendo a descrição de episódios como a técnica escolhida, para a análise e discussão dos dados, mais precisamente, o detalhamento dos eventos observados no espaço pesquisado e nas interações produzidas. Esses elementos foram constituídos, a partir do planejamento e execução das oficinas de design na sala de aula junto com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no período de 24 a 28 de abril de 2017. A análise dos dados demonstra que a compreensão do significado e dos conhecimentos advindos dessa vivência pelos alunos foram instigados e ampliados, uma vez que nas aulas foram utilizados materiais adaptados para eles como recursos didáticos que favoreceram o alcance para a apreciação, contextualização de atividades com referências de design. Outro aspecto comprovado nessa experiência concerne às possibilidades dos discentes vivenciarem a elaboração, criação, execução e produção da reflexão individual e coletiva sobre seus projetos e seu potencial de diálogo e expressão de interior e exterior do sujeito e sua relação com o mundo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4458
Other Identifiers: 2012038739
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL 2017.pdfTCC sobre design, educação e criatividade 2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.