Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4416
Title: Os desafios enfrentados pelas famílias das crianças e adolescentes com deficiência que fazem tratamento na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho: uma realidade a ser analisada
Authors: Fonsêca, Bruna Rayssa Nascimento da
Keywords: Família;Pessoa com Deficiência;Desafios
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Fonsêca, Bruna Rayssa Nascimento da. Os desafios enfrentados pelas famílias das crianças e adolescentes com deficiência que fazem tratamento na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho: uma realidade a ser analisada. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como finalidade analisar a realidade das famílias de crianças e adolescentes com deficiência que fazem tratamento na Clínica Pedagógica Heitor Carrilho situada em Natal/RN. A HC é uma instituição filantrópica, tem caráter cultural, assistencial e educacional, que busca desenvolver meios de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da dignidade, da não discriminação, respeitando as necessidades das pessoas em situação de incapacidade. O interesse em abordar esse tema surgiu no processo de estágio obrigatório do curso de Serviço Social da UFRN, nos meses de março a dezembro de 2013. Ao observar os atendimentos do Serviço Social com as famílias e suas dificuldades expostas durante as entrevistas sociais, senti-me impulsionada a investigar quais eram os desafios vividos por elas em seus cotidianos. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e dados de entrevistas com as famílias na própria instituição. O roteiro de entrevista contém perguntas abertas e fechadas relacionadas ao contexto familiar, socioeconômico, renda e trabalho para melhor compreender os desafios vividos por essas famílias. A pesquisa foi realizada com nove famílias, representadas pelos acompanhantes das crianças nos tratamentos da HC. A Clínica Heitor Carrilho atende crianças, adultos e idosos, porém o recorte desta pesquisa priorizou as famílias que tinham em sua composição crianças e adolescentes, com o intuito de analisar os desafios que envolvem os primeiro anos de vida da pessoa com deficiência e seus impactos no contexto familiar. Para compreender as mudanças existentes na realidade das famílias é preciso analisar os novos arranjos familiares e compreender a especificidade do indivíduo dentro do contexto familiar. Os desafios encontrados foram analisados a partir da realidade em que as famílias vivem e baseados em fundamentos teóricos. É importante ressaltar as dificuldades socioeconômicas, a questão de gênero, o preconceito com as pessoas com deficiência, os novos contextos familiares, o impacto na família com a chegada de uma criança com deficiência e a presença efetiva da família no apoio e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Frente aos desafios encontrados é importante reconhecermos a importância da instituição Heitor Carrilho que tem como objetivo atender as necessidades de reabilitação e inclusão das PCD na sociedade. E um dos principais contribuidores deste processo é o Serviço Social que faz um trabalho de acompanhamento com as famílias, buscando orientá-las sobre a deficiência das crianças, mostrando a importância da sua presença nesse processo de reabilitação e tratamento, proporcionando o fortalecimento de vínculos familiares para que juntos possam enfrentar os desafios vividos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4416
Other Identifiers: 2010033000
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunaRNF_Monografia.pdfServiço Social 730.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.