Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4412
Title: Serviço Social e educação: o exercício profissional do assistente social na realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) Campus Parnamirim
Authors: Lima, Jane Soares Saturnino de
Keywords: Serviço social;Educação;Assistente social;Exercício profissional;IFRN
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Jane Soares Saturnino de. Serviço social e educação: o exercício profissional do assistente social na realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) Campus Parnamirim. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Este trabalho apresenta uma análise sobre o exercício profissional do assistente social na educação, tendo como referência empírica o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) – Câmpus Parnamirim/RN. O estudo teve como objetivo principal apreender e analisar sob quais configurações se dá o exercício profissional do assistente social no IFRN Câmpus Parnamirim no período de 2013 a 2014. Para tanto, os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica acerca do Serviço Social na Educação, dentre outros temas que norteiam. Também se realizou pesquisa documental, identificando documentos referentes ao contexto do IFRN, à Política de Assistência Estudantil, legislações, dentre outros. Na pesquisa de campo realizou-se a coleta de dados primários, através de entrevistas e conversas informais junto à assistente social, ao coordenador de atividades estudantis, à pedagoga e à psicóloga do IFRN Câmpus Parnamirim. O estudo revelou que a atuação do assistente social no IFRN acontece, prioritariamente, na Coordenação de Atividades Estudantis (COAES), cujas atividades atendem a demandas variadas, sobretudo envolvendo a implementação de mecanismos que incidem sobre o ingresso e a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Todavia, constatou-se que atuação da assistente social vai além da gestão dos programas assistenciais, tendo na atuação interdisciplinar junto aos profissionais da Psicologia e da Pedagogia uma possibilidade de atuação. Observou-se que o exercício profissional do assistente social nessa instituição dispõe de um espaço consolidado, onde se reconhece o lugar que ocupa o Serviço Social na instituição. Além de a profissional dispor de condições objetivas favoráveis para a execução de suas atribuições e competências no atendimento às demandas que lhes são apresentadas, verificando-se sua concreta contribuição no IFRN Câmpus Parnamirim, na perspectiva da garantia do direito à educação para todos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4412
Other Identifiers: 2010033116
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JaneSSL_Monografia.pdfServiço Social 690.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.