Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4411
Title: O Serviço Social no sociojurídico: uma análise acerca do fazer profissional do assistente social na 1° vara da infância e da juventude da comarca de Natal/RN
Authors: Rocha, Nathália Galvão de Oliveira Azevedo
Keywords: Serviço Social;Instrumentalidade;Sociojurídico
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROCHA, Nathália Galvão de Oliveira Azevedo. O serviço social no sociojurídico: uma análise acerca do fazer profissional do assistente social na 1° vara da infância e da juventude da comarca de Natal/RN. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a discutir a instrumentalidade do Serviço Social no campo sociojurídico e, portanto, possui como objeto de análise o fazer profissional do Assistente Social na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal/RN (1ªVIJ), tendo em vista que essa unidade judicial integra esse espaço sócio-ocupacional. Para isso, pautada na perspectiva crítico-dialética como forma de analisar a realidade, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter explicativo com base na observação participante, na realização de entrevista semiestruturada orientada por formulário com questões abertas, na pesquisa documental e na revisão bibliográfica. Nesse sentido, a fim de alcançarmos a intencionalidade do nosso objeto de estudo, analisamos o fazer profissional do Assistente Social na 1ªVIJ levando em consideração, principalmente, os meios e os instrumentos de trabalho utilizados pelo profissional no seu cotidiano de trabalho, as demandas que surgem para esse profissional bem como as limitações e possibilidades atribuídas ao trabalho do Assistente Social nesse espaço. Além disso, com o objetivo de ampliarmos o debate, refletimos sobre o Serviço Social enquanto processo de trabalho, o papel social do Poder Judiciário, a inserção do Serviço Social no Poder Judiciário, a Construção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, dentre outros temas relevantes à compreensão da temática central desse estudo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4411
Other Identifiers: 2010033310
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatháliaGOAR_Monografia.pdfServiço Social 729.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.