Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4407
Title: O trabalho do assistente social na saúde e no âmbito hospitalar
Authors: Cunha, Janegleice da Silva
Keywords: O trabalho do assistente social no âmbito hospitalar;Desafios e limites profissionais;Parâmetros para a atuação de assistentes;Sociais na Saúde
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CUNHA, Janegleice da Silva. O trabalho do assistente social na saúde e no âmbito hospitalar. 2014. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente estudo aborda sobre o trabalho do assistente social no âmbito da saúde, particularmente, no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena situado no município de Parnamirim/RN. Compreende-se esse espaço ocupacional como um espaço contraditório e complexo, evidenciando os desafios e limites profissionais em suas intervenções. A contextualização da temática para compreender as particularidades de trabalho do assistente social que passa pela discussão acerca da política de saúde no Brasil, seus principais marcos históricos, como também a inserção do Serviço Social na Saúde e o seu fazer profissional. Do mesmo modo, destacando as particularidades do contexto hospitalar, as condições de trabalho e o trabalho profissional do assistente social no referido hospital. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e o material produzido pela acadêmica durante a realização do Estágio Obrigatório em Serviço Social, além da pesquisa de campo com assistentes sociais do Hospital Deoclécio Marques de Lucena. Os sujeitos de pesquisa foram doze (12) profissionais do setor de Serviço Social, os quais responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. A pesquisa buscou evidenciar as ações, os serviços e projetos que são desenvolvidos pelos (as) assistentes sociais; as demandas mais frequentes e os encaminhamentos; a forma que se dá a intervenção profissional para contribuir na materialização e viabilização dos direitos à saúde dos usuários; também procurando identificar os desafios e limites do exercício profissional no hospital. Ademais, teve-se a intenção de apontar as contradições existentes no fazer profissional levando em conta os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde e as possibilidades de superação destas. Os dados desse estudo revelaram que os profissionais de Serviço Social contribuem para a viabilização dos direitos a saúde, no entanto, enfrentam limites e dificuldades neste espaço ocupacional para delimitar suas atribuições e competências profissionais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4407
Other Identifiers: 2012961048
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanegleiceSC_Monografia.pdfServiço Social 709.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.