Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4394
Title: Desafios e perspectivas do trabalho do Serviço Social no Hospital de Pediatria da UFRN e a discussão em torno da EBSERH
Authors: Freire, Cadydja Layany
Keywords: Saúde;Serviço Social;Projeto Ético Político;EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREIRE, Cadydja Layany Freire. Desafios e perspectivas do trabalho do Serviço Social no Hospital de Pediatria da UFRN e a discussão em torno da EBSERH. 2013. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente trabalho realiza um estudo sobre o Serviço Social na área da Saúde, mais especificadamente no Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED), que está sob a gestão temporária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), até passar a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Sobre tal questão, a leitura ainda apresenta uma breve discussão sobre as consequências aos hospitais universitários. O estudo tem como objetivos: apreender acerca do trabalho profissional do Serviço Social na área da saúde, seus desafios e perspectivas em um hospital universitário, realizar uma crítica acerca da atuação desses profissionais a luz do Projeto Ético-Político Profissional, conhecer e divulgar a opinião desses Assistentes Sociais sobre a EBSERH. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental do Código de Ética, Estatuto da Criança e do Adolescente, e outros documentos de ordem jurídica com relação à temática, e a pesquisa bibliográfica que trata da atuação do Serviço social na área da saúde, à importância da articulação com os documentos normativos; as consequências da política neoliberal na saúde e sua influência para o exercício da profissão e observação participante resultado do meu estágio curricular obrigatório na referida instituição. Um aspecto observado foi a importância deste profissional para a instituição, bem como para o setor da saúde. As mudanças no campo afetam o trabalho do assistente social, e uma dessas mudanças é a EBSERH. Existem outros desafios ainda a serem superados, o que justifica a necessidade de se ter o Projeto Ético Político como direção, além da constante capacitação profissional. Diante disso, é necessário não se acomodar com as diversas problemáticas que permeiam o cotidiano do assistente social na saúde, que são inúmeras, e serão abordadas neste trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4394
Other Identifiers: 2010032578
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CadydjaLF_Monografia.pdfServiço Social 1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.