Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4368
Title: Os desafios enfrentados pela família na garantia do tratamento da criança com sofrimento psíquico atendida no CAPS I em Natal/RN
Authors: Santos, Larissa Nicolle Albuquerque dos
Keywords: Políticas de Saúde no Brasil;Direitos da criança e adolescente;Famílias;Condições socioeconômicas
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Larissa Nicolle Albuquerque dos. Os desafios enfrentados pela família na garantia do tratamento da criança com sofrimento psíquico atendida no CAPS I em Natal/RN. 2013. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Este trabalho propõe-se a problematizar os desafios enfrentados pela família na garantia do tratamento à criança com sofrimento psíquico atendida no CAPS i em Natal/RN. Para isso, realizou-se um breve histórico sobre a Reforma Sanitária e Psiquiátrica do país, o surgimento dos CAPS e a trajetória dos direitos da criança e do adolescente. A pesquisa para elaboração do mesmo foi de cunho qualitativo e de campo, no entanto a inquietação para a sua elaboração é fruto da experiência de Estágio em Serviço Social realizado no Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS i). A coleta de dados foi realizada a partir da amostra não probabilística intencional com doze mães ou responsáveis e três profissionais da equipe técnica da instituição, totalizando como sujeitos de pesquisa quinze pessoas. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista semiestruturada, por meio de formulário contendo questões abertas e fechadas. Do ponto de vista do método que norteou este estudo foi o crítico- dialético, no qual se observa e compreende como os fatores socioeconômicos podem interferir na dinâmica familiar e consequentemente, em como a família dá apoio e suporte ao seu filho com sofrimento psíquico. A técnica de análise foi a Análise de conteúdo. Os resultados apontam que os maiores desafios enfrentados pela família na garantia da saúde do filho com sofrimento psíquico são a baixa renda familiar, condições precárias de moradia, pouca escolaridade, dentre outros, e a não realização de trabalho de forma coletiva com essas famílias. Os desafios assinalados pela própria equipe foram a realização de grupos de famílias de forma assídua e com profissional capacitado, e a articulação da Rede de saúde e intersetorialidade das ações para a garantia dos direitos sociais de forma ampliada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4368
Other Identifiers: 200617362
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissaNAS_Monografia.pdfServiço Social 750,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.