Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4367
Title: O Transtorno Psíquico, a Família e o Serviço Social na recuperação do Portador de Sofrimento Psíquico em um hospital no Rio Grande do Norte – RN
Authors: Baracho, Larissa Mota
Keywords: Saúde;Saúde mental;Serviço Social;Família
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARACHO, Larissa Mota. O Transtorno Psíquico, a Família e o Serviço Social na recuperação do Portador de Sofrimento Psíquico em um hospital no Rio Grande do Norte – RN. 2013. 123f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O referido trabalho expõe um breve histórico sobre a Reforma Sanitária no Brasil, no que consistiu esse período de muitas mudanças no âmbito da saúde do país e que os fatos ocorridos nesse período influenciaram na Saúde Mental, sendo ela o ponto central da nossa discussão. Se tratando desta área nos deteremos na história da Reforma Psiquiátrica, seus antecedentes, o que motivou esse advento e que mudanças ela acarretou na Saúde Mental. Neste contexto encontra-se o portador de sofrimento psíquico e junto a ele, ao seu tratamento e inserção na sociedade, a família e o Assistente Social, portanto, também serão abordados em nossas discussões. Foi através das vivências tidas no local em que foi realizado o Estágio, o Hospital Dr. João Machado, que se observou a importância de fazer uma pesquisa relacionada a esses elementos. A pesquisa para a elaboração deste trabalho foi de cunho bibliográfico, documental e pesquisa de campo. E partiu também de inquietações vividas durante o período do estágio em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado, especificamente na primeira enfermaria masculina. A partir das vivências e apreensões tidas no cotidiano institucional durante o estágio e salientando que a área da Saúde Mental requer várias discussões, sentimos a necessidade de descobrir quais são as contribuições da família e do Serviço Social na recuperação do portador de sofrimento psíquico e aprofundar o estudo sobre esses elementos. A partir dos dados coletados no hospital, concluímos que a família e a categoria dos assistentes sociais são de fundamental importância para o portador de sofrimento psíquico ter uma melhor recuperação e ser inserido novamente na sociedade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4367
Other Identifiers: 2009027400
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissaMB_Monografia.pdfServiço Social 1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.