Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4362
Title: Bolsa de apoio técnico-administrativo na UFRN: uma contribuição para permanência e para formação acadêmica do aluno?
Authors: Silva, Cicely Lígia da
Keywords: Universidade;Assistência estudantil;Origem popular;Permanência
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Cicely Ligia da. Bolsa de apoio técnico-administrativo na UFRN: uma contribuição para permanência e para formação acadêmica do aluno?. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Este trabalho apresenta uma análise crítica do Programa de Bolsas de Apoio Técnico-Administrativo como política de permanência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRN. O estudo teve como ponto de partida a seguinte questão: qual a contribuição real que o Programa de Bolsas de Apoio Técnico- Administrativo oferece para a permanência do aluno de origem popular na UFRN? Teve como objetivo de compreender as bolsas de apoio técnico no contexto da política de assistência estudantil atual, considerando o contexto neoliberal que tal política se insere. Para isso, o estudo contou com levantamento bibliográfico para nortear teoricamente a pesquisa, análise documental e observação. Para coleta de dados, foi utilizado entrevistas semiestruturadas, onde se buscou trazer as concepções dos alunos bolsistas acerca das bolsas de apoio técnico. Diante das informações coletadas, foi possível identificar que as políticas de permanência são fundamentais para redução da desigualdade que enfrentam os estudantes de origem popular, ao ingressar na universidade, portanto o investimento e ampliação ainda são imprescindíveis. Quanto ao programa de bolsas de apoio técnico- administrativo, foi constatado que também constituem, atualmente, importante papel para a permanência do aluno, porém sua operacionalização ainda não é satisfatória para inserção acadêmica e formação profissional dos estudantes bolsistas, se fazendo necessária uma reformulação do seu modelo dentro da universidade, para que possibilite uma real política de permanência.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4362
Other Identifiers: 2009026756
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CicelyLS_Monografia.pdfServiço Social 1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.