Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4358
Title: As consequências do trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes, a atuação do PETI diante desta realidade
Authors: Silva, Karla Julianna Castro da
Keywords: Crise Capitalista;Trabalho Infantil;Políticas Sociais;Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Karla Julianna Castro da. As consequências do trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes, a atuação do PETI diante desta realidade. 2013. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O trabalho infantil surge como um fator importante na sociedade que convive cotidianamente com tantas problemáticas sociais, este tipo de trabalho além de causar danos físicos em crianças e adolescentes que estão submetidos a esta situação, traz consigo sequelas psicológicas e intelectuais. Este trabalho foi construído com o objetivo de fazer uma discussão sobre as implicações do trabalho na vida das crianças e adolescentes nele inseridos, assim como, mostrar como o PETI está contribuindo ou não para a mudança desta realidade. O trabalho que aqui se apresenta tem o objetivo de expor as transformações na vida social ocasionadas pelo capitalismo, como a questão social, o processo de industrialização e o neoliberalismo que afetaram toda a sociedade, principalmente no campo do trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, trazendo conceitos desde a crise do capitalismo, passando pelas mudanças no mundo do trabalho, finalizando com a historicização das políticas sociais e dos programas de transferência de renda, voltando a atenção para o PETI que é o objeto de estudo deste trabalho. Será mostrado aqui as diferentes formas deste tipo de trabalho, assim como, trará uma discussão frente às políticas sociais de enfrentamento e erradicação do trabalho infantil, destacando-se as políticas de transferência de renda em que o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) está inserido, sendo este o tema central do mencionado trabalho. Chegamos a conclusão por meio da pesquisa realizada, que o PETI ainda possui um longo caminho para a erradicação do trabalho infantil de fato, pois diante das desigualdades sociais e da questão social, o trabalho infantil ainda possui focos para sua permanência na vida das crianças e jovens nele inseridos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4358
Other Identifiers: 2009027388
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KarlaJCS_Monografia.pdfServiço Social 537.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.