Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4354
Title: Eu teria muito orgulho se tivessem enfrentado tudo por mim: abandono, tabu e conflito em torno da adoção intrafamiliar
Authors: Witte, Grazielly Monteiro
Keywords: Adoção Intrafamiliar;Conflitos;Abandono
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: WITTE, Grazielly Monteiro. Eu teria muito orgulho se tivessem enfrentado tudo por mim: abandono, tabu e conflito em torno da adoção intrafamiliar. 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem por finalidade a conclusão do curso de graduação em Serviço Social e tem por objetivo analisar os conflitos existentes nas relações entre mães e filhos da perspectiva de jovens e adultos adotados por meio da adoção intrafamiliar na cidade de Natal/RN. Para tanto, se fez necessário apreender a compreensão dos filhos adotivos em relação ao lugar de mãe e como estes exprimem a sua aceitação em relação a condição de adotado. Além de observar e analisar os principais vínculos familiares envolvidos e as motivações que levaram à adoção. Para assimilar tal realidade, realizamos estudos bibliográficos recorrendo a leituras específicas sobre a temática e em seguida fizemos pesquisas de campo por meio de observações e entrevistas informais e formais. A partir das narrativas dos informantes, percebemos os conflitos peculiares de cada caso e as recorrências que surgiram ao longo da pesquisa. Pensar em adoção intrafamiliar é compreender que os laços com as mães biológicas não serão rompidos, trazendo a tona uma gama de relações familiares bastante estreitas, atribuímos a isso o nível exacerbado de conflitos supracitados em todos os encontros com os informantes. Devido aos resultados das nossas pesquisas e considerações, a grande contribuição desta monografia é tratar sob o aspecto da análise dos conflitos na adoção intrafamiliar, percebendo de que maneira os filhos adotivos enxergam sua condição. A pesquisa acrescenta estudos na temática da adoção dentro do Serviço Social, contribuindo para a atuação profissional e reflexão da realidade por parte dos assistentes sociais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4354
Other Identifiers: 2009027345
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GraziellyMW_Monografia.pdfServiço Social 789.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.