Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4352
Title: Qualidade de vida na terceira idade: as ações do núcleo de apoio a saúde da família no grupo de idosos da unidade básica de saúde do centro em Parnamirim/RN
Authors: Medeiros, Anneussa Alícia de Araújo
Keywords: Idosos;NASF;Promoção e Prevenção à saúde;UBS
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Anneussa Alícia de Araújo. Qualidade de vida na terceira idade: as ações do núcleo de apoio a saúde da família no grupo de idosos da unidade básica de saúde do centro em Parnamirim/RN. 2013. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente trabalho trata da temática que aborda as questões que perpassam a saúde do idoso especificamente no que tange as medidas de promoção e prevenção que os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Centro (NASF e ESF) em Parnamirim/RN realizam com o grupo de idosos e se essas ações proporcionam mais qualidade de vida para eles. Para tanto, trago inicialmente o contexto da Reforma Sanitária e da Constituição Federal de 1988 e como esses elementos foram importantes para a história do país, trazendo um novo conceito de saúde, bem como propiciando a garantia da universalidade da mesma para todas as pessoas. Além disso, menciono a importância da Atenção Primária como porta de entrada aos serviços de saúde, assim como faço uma breve explanação acerca das atividades e ferramentas que o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF desenvolvem e utilizam na UBS tendo como parâmetro a portaria GM 154 de 2008. Em seguida, me reporto ao Serviço Social desde seu surgimento através de ações conservadoras atrelado aos interesses da igreja e burguesia até os dias atuais com o rompimento com esses segmentos e passando a estar compromissada com os ideais das classes trabalhadoras passando, dessa forma, a ocupar inúmeros espaços e locais de trabalho, dentre eles, a área da saúde. Logo após, faço referência aos idosos, salientando seus direitos através das leis/decretos e de como essas políticas precisam estar ajustadas a fim de trazer melhorias para dar mais qualidade de vida a essas pessoas. Por último, apresento as análises das entrevistas realizadas com o grupo de idosos dessa Unidade Básica de Saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4352
Other Identifiers: 2009027191
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AneussaAAM_Monografia.pdfServiço Social 1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.