Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4348
Title: Os direitos da população idosa e a efetivação da política e sistema de proteção: a realidade do município de Natal/RN
Authors: Lopes, Aldcelly Montenegro Pereira
Keywords: População idosa;Envelhecimento;Violação de direitos;Proteção social
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOPES, Aldcelly Montenegro Pereira. Os direitos da população idosa e a efetivação da política e sistema de proteção: a realidade do município de Natal/RN. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O Presente trabalho apresenta o fenômeno do envelhecimento como um processo natural do ciclo da vida e da sociedade. Confirma que atualmente no Brasil vem surgindo uma mudança significativa em sua estrutura etária, determinada pelas alterações da dinâmica demográfica brasileira como: a queda da taxa de fecundidade, aumento da expectativa de vida, as descobertas científicas e tecnológicas. Como consequência, identifica-se um crescimento populacional do segmento idoso e do aumento do número de anos de vida, realidade que impõe hoje a pensar e analisar a velhice, não como o fim da vida, mas como uma nova etapa a ser vivida. Objetiva analisar e discutir a efetivação da política e sistema de Proteção Social ao Idoso no Município de Natal, no que se refere á prestação de serviços na perspectiva da Proteção e da garantia dos direitos da pessoa idosa. Pretende contribuir na compreensão da situação de violência e violação dos direitos do idoso no Município. Analisa a situação do descaso, da exclusão e do preconceito que rotulam e dificultam a efetivação de políticas públicas e sociais voltados para esta população. Afirma que, no Brasil, houve grandes intervenções na política brasileira; avanços e retrocessos no que se refere, de um lado, a implementação das políticas neoliberais e, de outro, um processo de lutas e conquistas da população idosa na efetivação de leis constitucionais que promovessem a dignidade da pessoa idosa. Evidencia estas e outras reflexões a partir de determinantes políticos e conjunturais postos pela sociedade brasileira que dificultam o processo de efetivação da Política do Idoso. Conclui-se que o contexto apresentado possibilitará maior compreensão na analise e reflexão das diversas formas de enfrentamento à violência a partir do sistema de Proteção do Idoso no Município de Natal, bem como possibilita apreender determinantes históricos que explicam o agravamento da violência na sociedade capitalista particularmente contra a população idosa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4348
Other Identifiers: 2009027140
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AldcellyMPL_Monografia.pdfServiço Social 828.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.