Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4232
Title: Um estudo de melhoria de capacidade do estacionamento do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Brito, Tiago Rodrigues
Keywords: estacionamento, capacidade, projeto, layout.
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRITO, Tiago Rodrigues. Um estudo de melhoria de capacidade do estacionamento do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil. Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Um estudo de capacidade do estacionamento do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Do Rio Grande do Norte. O crescimento da posse e uso do automóvel tem gerado pressões de vagas de estacionamento na Universidade e, em alguns casos, em ambientes de construção antiga e sem o planejamento para a atual demanda, como é o caso do Centro de Ciências da Saúde – CCS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Esse trabalho buscou propor ações para aumentar a capacidade do atual estacionamento do CCS/UFRN. Para compreender a real situação do objeto de estudo e propor as melhorias, se fez necessário realizar a contagem de tráfego, análise do perfil dos carros categorizados em pequenos (hatchs), médios (sedãs e suv´s médios) e grandes (suv´s e pick-ups grandes), quantificação e arranjo das vagas atuais e só assim, a construção de alternativas buscando usar uma configuração mais eficiente baseada no perfil dos carros. Da pesquisa de contagem de tráfego observa-se uma demanda maior que a capacidade e o perfil aponta para uma proporção de 53,8% de carros pequenos, 45,9% médios e 0,3% grandes. Como resultado, apresenta-se duas propostas, uma imediata de agrupar vagas por perfil de veículos divididos em três categorias resultando em 364 vagas, um aumento de 57 vagas às 307 atuais. Uma segunda proposta é de aproveitar uma eventual modernização das edificações do CCS, como o prédio da Farmácia, construído em 1969, e construir estacionamento em subsolos. Mostra-se que em apenas um pavimento de subsolo se pode construir 368 vagas de estacionamento, liberando a superfície para outros fins. Com a pesquisa, constatou-se que melhorias são possíveis, a curto prazo, entretanto uma solução de longo prazo mais eficaz seria a construção de dois pavimentos em subsolo e renovação da edificação da Farmácia.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4232
Other Identifiers: 2012048243
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
estudo-capacidade-estacionamento-Brito-Monografia.pdfTCC-2017.1 3,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons