Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4215
Title: Violência intrafamiliar contra o idoso: demandas apresentadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Sul) em Natal-RN
Authors: Silva, Luana Mayara da Costa
Keywords: Idoso;Violência intrafamiliar;Família;Proteção social
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Luana Mayara da Costa. Violência intrafamiliar contra o idoso: demandas apresentadas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS Sul) em Natal-RN. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Trata-se de monografia de conclusão de curso de graduação em Serviço Social escrita a partir da experiência de estágio curricular obrigatório no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/ Sul), no período de setembro de 2011 a junho de 2012. Traz como objetivo conhecer e analisar aspectos da violência contra idosos no município de Natal-RN a partir de demandas atendidas no CREAS/Sul. A partir de revisão de literatura buscou-se aproximações com o contexto social, econômico, biológico e cultural relacionados ao envelhecimento populacional e as consequências deste, como o aumento da população de mais de 60 anos, que requer políticas sociais que dêem conta das demandas e necessidades que dizem respeito ao segmento idoso, entre essas as que se referem à violência contra idosos. Foi realizada pesquisa documental a partir do arquivo e prontuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Sul) referentes aos períodos de Setembro de 2011 à Abril de 2012. Através dos dados coletados apresentam-se aspectos da violência contra o idoso, em particular aquela referente à questão da violência intrafamiliar, considerando-se demandas apresentadas no CREAS Sul. Dentre os dados enfatiza-se o aumento do número de denúncias de violência contra esta parcela da população, sobretudo no espaço familiar. Na família, as mulheres são as que mais sofrem com a violência intrafamiliar, com faixa etária entre 60 e 70 anos, de classe média, que moram com os filhos e netos e são aposentadas, cuja renda, na maioria dos casos, é responsável pelo sustento da família. Dentre as violências a que mais se destaca é a negligência e a violência psicológica, em seguida vem à violência física e logo aparece à violência financeira, por fim vem a violência doméstica, o abandono, o conflito familiar, a auto-negligência e a violência sexual. Por fim são apresentadas considerações finais, onde serão retomados os principais aspectos abordados na monografia, os resultados e conclusões obtidos a partir da coleta e análise dos dados, ancorados aos objetivos pré-estabelecidos na pesquisa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4215
Other Identifiers: 2009026896
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuanaMCS_Monografia.pdfServiço Social 678.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.