Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4208
Title: Assistência social e infância: as ações voltadas para a infância no contexto da política de Assistência social implementada no município de Ceará Mirim/RN
Authors: Farias, Carlos Henrique Amorim
Keywords: Assistência social;Infância;Políticas públicas
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FARIAS, Carlos Henrique Amorim. Assistência social e infância: as ações voltadas para a infância no contexto da política de Assistência social implementada no município de Ceará Mirim/RN. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as ações voltadas para a infância no contexto da política de assistência social implementada no município de Ceará-Mirim-RN. A pesquisa realizada teve como objetivo compreender as ações destinadas ao público infantil no município, bem como conhecer os parâmetros legais que orientam a política de Assistência Social, além de contribuir para a temática da infância no cenário acadêmico, especialmente na produção do conhecimento no âmbito do Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo o primeiro trabalho voltado para Ceará-Mirim/RN. Para construir esta monografia a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise documental das legislações que orientam a implantação das ações voltadas para Assistência às crianças e a realização de entrevistas semiestruturadas através da observação direta não participante com os agentes que trabalham com a implementação dessas ações voltadas para a infância. Compreender a infância é estar atento a formação sóciohistórica do Brasil, do Rio Grande do Norte e do município de Ceará- Mirim, observando as determinações históricas que influenciaram a infância no mundo. Nessa direção, a pesquisa atenta para uma discussão crítica da origem da Política de Assistência Social, no âmbito da caridade, através das ações desenvolvidas pela Igreja Católica no país, as ações do Estado brasileiro, a implantação do novo paradigma de atendimento à infância dentro de uma doutrina da proteção integral, inaugurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a Assistência Social reconhecida como direito e a análise de Políticas Públicas a partir de uma perspectiva de contrapor à conjuntura sob a égide neoliberal e as múltiplas expressões da questão social que afetam a vida das pessoas, sobretudo das crianças.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4208
Other Identifiers: 2009026748
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarlosHAF_Monografia.pdfServiço Social 722.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.