Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4207
Title: "Hoje em dia as meninas são danadas e engravidam muito cedo": família, autoridade e status entre mães adolescentes de segmentos populares em Natal (RN)
Authors: Pereira, Laiana de Queiroz
Keywords: Maternidade;Gravidez na Adolescência;Segmentos Populares;Cultura
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Laiana de Queiroz. "Hoje em dia as meninas são danadas e engravidam muito cedo": família, autoridade e status entre mães adolescentes de segmentos populares em Natal (RN). 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Trabalho de conclusão de curso de graduação em serviço social. Tem origem em pesquisa empírica de cunho etnográfico realizado entre mulheres de segmentos populares que tiveram filhos na adolescência. Tem por objetivo discutir os diferentes condicionantes do fenômeno da recorrência da gravidez entre adolescentes de segmentos populares no Brasil, fenômeno este ressaltado por um conjunto de autores. Efetua estudo bibliográfico envolvendo sexualidade, maternidade e adolescência, que são manejados de maneira a possibilitar a leitura dos elementos colhidos em campo, mais precisamente as narrativas das mulheres. Os dados apontam para uma ambivalência nestas narrativas: por um lado, as informantes ressaltam que a gravidez na adolescência foi fator importante para sua adultez precoce; por outro lado, trazem o elemento do arrependimento por ter seguido este caminho, recorrente entre outras mulheres de sua família. Por fim, o trabalho busca evidenciar que o fenômeno da gravidez na adolescência é profundamente inscrito na esfera da cultura e sua análise não deve estar descolada deste entendimento prévio.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4207
Other Identifiers: 2009026861
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaianaQP_Monografia.pdfServiço Social 760.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.