Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4206
Title: "Mas os filhos não são meus? então faço deles o que eu quiser": controle materno e chefia feminina em famílias monoparentais
Authors: Gomes, Livia Daiane
Keywords: Família;Maternidade;Chefia feminina;Emoção;Projeto de Vida
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Livia Daiane. "Mas os filhos não são meus? então faço deles o que eu quiser": controle materno e chefia feminina em famílias monoparentais. 2012. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Monografia de conclusão de curso de graduação em Serviço Social. Tem origem em pesquisa empírica de cunho etnográfico realizada entre mães solteiras chefes de família durante o período de junho a agosto de 2012. O trabalho examina a noção e a constituição de família e casamento no ocidente, descrevendo historicamente estas noções e algumas de suas mudanças. Também analisa o lugar do amor materno nas sociedades ocidentais, relacionando- o a algumas noções recorrentes nos dados de campo. A partir dos relatos das mulheres ouvidas, o trabalho procura ressaltar as noções que estas expressam sobre família, amor materno, papéis sociais de pai e mãe e casamento. Destaca a importância atribuída pelas entrevistadas à parentela ampla, ao trabalho, à presença da figura do pai na família e ao seu projeto de vida particular versus o projetado para seus filhos, assim como a um conjunto de emoções morais, tomando lugar central o orgulho. Os dados empíricos confirmam o que autores atuais sobre família apontam: certa mudança na noção de família nos segmentos médios prioritariamente e nos segmentos populares de maneira menos enfática, com a definição de novos papéis e maior independência das mulheres, assim como certa inversão destes papéis, na medida em que as mulheres passam a se ver mais recorrentemente enquanto sujeitos ativos e não submissos, permanecendo, contudo, idealizada nas falas das informantes as noções clássicas sobre casamento e família.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4206
Other Identifiers: 2009026888
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiviaDG_Monografia.pdfServiço Social 846.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.