Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4203
Title: Participação e controle social dos idosos na cena contemporânea: particularidades do Conselho Municipal dos Idosos em Natal-RN
Authors: Santos, Joilma de Oliveira dos
Keywords: Idosos;Participação social;Controle social;Conselhos de direitos;Conselho Municipal do Idoso em Natal
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Joilma de Oliveira dos. Participação e controle social dos idosos na cena contemporânea: particularidades do Conselho Municipal dos Idosos em Natal-RN. 2012. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O presente trabalho destaca a importância dos movimentos sociais na construção da democracia no Brasil, contribuindo para a participação social garantida na Constituição Federal de 1988. Enfatiza que, os idosos brasileiros, com o aumento populacional e o acirramento da questão social, também se organizaram através de movimentos sociais em busca dos seus direitos, porém na década de 1990 o Estado brasileiro adota medidas neoliberais que refletiram diretamente na real efetivação desses direitos. Enfoca dois instrumentos importantíssimos, a Política Nacional do Idoso, e o Estatuto do Idoso, que reconheceram o idoso brasileiro como um sujeito de direitos com autonomia para interagir através dos mecanismos de controle social das Políticas Públicas. Afirma que os conselhos dos direitos dos idosos possuem caráter deliberativo e se constituem instrumentos de democracia participativa, porém apresenta os desafios e as possibilidades na materialização do controle social. Analisa as particularidades do Conselho Municipal do Idoso em Natal sua dinâmica de plenárias e representação das organizações governamentais e não governamentais, bem como, observa a importância do fazer profissional do assistente social inserido nesse espaço sócio ocupacional, tendo como instrumento norteador o projeto ético-politico do serviço social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4203
Other Identifiers: 2010085088
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoilmaOS_Monografia.pdfServiço Social 801.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.