Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4194
Title: Condições de trabalho e desafios profissionais ao exercício profissional dos assistentes sociais: um recorte sobre a atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
Authors: Costa, Andreza Oliveira
Keywords: Política de saúde;Condições de trabalho;Desafios ao exercício profissional do assistente social
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Andreza Oliveira. Condições de trabalho e desafios profissionais ao exercício profissional dos assistentes sociais: um recorte sobre a atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho do Assistente Social, enfatizando os rebatimentos dessas sobre o exercício profissional no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Para tanto, realizamos um panorama da construção da Política de Saúde no Brasil concomitante ao surgimento do Serviço Social. Apresenta-se também características de ambos na contemporaneidade elencando os acontecimentos que foram transformando tanto a perspectiva da Saúde, como a da prática dos assistentes sociais. Tendo em vista que no presente trabalho, realizamos uma análise sobre condições de trabalho, é imprescindível abordar as ações das entidades representativas do Serviço Social, em especial do conjunto CFESS/CRESS na luta por melhores condições de trabalho que se materializam nas resoluções e outras legislações profissionais. Partindo desse panorama da Saúde/Serviço Social, construímos a partir dos dados levantados por meio de entrevistas e pesquisa documental uma análise sobre os desafios profissionais das assistentes sociais no HUOL que perpassam as condições de trabalho. Apontamos, alguns elementos como a intensificação do trabalho, o déficit de recursos humanos e outros – características inerentes ao Trabalho na sociedade capitalista e intensificada com a implementação da Política Neoliberal – que criam obstáculos a atuação profissional nas suas dimensões ético-políticas, teórico-metodológica e técnico-operativa. No entanto, ao compreendermos essa conjuntura intrínseca ao processamento do trabalho do Assistente Social podemos elaborar estratégias de enfrentamento desses obstáculos, apreendendo também as limitações dos assistentes sociais como categoria, evitando um posicionamento, ora fatalista, ora messiânico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4194
Other Identifiers: 2009026691
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndrezaOC_Monografia.pdfServiço Social 611.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.