Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4160
Title: Estudo da contaminação do solo e da água subterrânea em área de posto de revenda através da difusão hidrocarbonetos BTEX e HPA
Authors: Azevedo, Tereza Gabriela de Carvalho
Keywords: Hidrocarbonetos Aromáticos: BTEX e HPA;Postos de Revenda;;Contaminação Ambiental;
Issue Date: Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Tereza Gabriela de Carvalho. Estudo da Contaminação do Solo e da água subterrânea em áreas de Postos de Revenda de Combustíveis através da difusão de hidrocarbonetos BTEX e HPA. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Os postos de revenda de combustíveis são potenciais poluidores do meio ambiente, devido a vazamentos do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis. O presente trabalho objetiva o estudo da contaminação do solo e da água subterrânea por meio de hidrocarbonetos BTEX e HPA tendo como base uma análise de caso de um posto de revendas no interior do estado do Rio Grande do Norte. Assim, foram feitas análises da malha de VOC para a determinação dos pontos com maior índice de contaminação onde foram detectados 6 pontos com concentração superior a 100 ppm. Sondagens foram realizadas coletando amostra de solo e da água subterrãnea para análise química dos compostos BTEX e HPA. Nas amostras de solo SD05, SD09, SD10 foram encontrados valores menores que o Valor de Intervenção, porém maiores que o Valor de Prevenção para os parâmetros BTEX e HPA, classificando o solo do empreendimento como classe 3, indicando a necessidade de realização de monitoramento. Nas amostras de água, não houveram substâncias acima do valor de prevenção, não necessitando de nenhum tipo de monitoramento.
Abstract: Retail Fuel Stations are potential environmental polluters due to leaks from the underground fuel storage system. This work aims to study soil and groundwater contamination caused by BTEX and HPA hydrocarbons, based on a case analysis of a retail fuel station located in the state of Rio Grande do Norte. Analyzes of VOC concentration were done in order to determine points with the highest contamination index. As a result, 6 points with a value above 100 ppm were detected. Drilling were performed collecting samples from soil and groundwater for chemical analysis of BTEX and HPA compounds. In the soil samples SD05, SD09, SD10 results were lower than the Intervention Value, but higher than the Prevention Value for the BTEX and HPA parameters, classifying the soil as class 3, indicating the necessity of monitoring. In the water samples, there were no results above the prevention value, requiring no monitoring.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4160
Other Identifiers: 2011047887
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudodacontaminacao_Monografia.pdfMonografia1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons